Centro de Educação Infantil "Pezinhos Descalços"
http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl
O Centro de Educação Infantil Pezinhos Descalços fica entre a Praça Recanto das Águas e a sede da Associação de bairro do Jardim Carlos Lourenço. O Jardim Carlos Lourenço é um bairro de aproximadamente 28 anos, relativamente próximo ao centro da cidade, com fácil acesso pela Rodovia Dom Pedro I, através da Rodovia José Roberto Magalhães Teixeira. Tem por bairros vizinhos o Jardim das Andorinhas, Jardim Itatiaia, Jardim Itayu, Jardim New York, Jardim Santa Eudóxia, Jardim Tamoio entre outros. No ensino fundamental a região conta com a escola municipal EMEF Leonor Savi Chaib e EE Julia Luis Ruet, o centro de saúde que atende a região é o Orozimbo Maia e o Esmeraldina. Há também um Pronto Socorro sendo construído.
Nome: | CEMEI PEZINHOS DESCALCOS |
Endereço: | R PROF JOSE JORGE FILHO 90 JD CARLOS LOURENÇO |
CEP: | 13101-448 |
Fone/Fax: | 3253-6118 / (19)3253-6118 |
E-mails: | emei.pezinhos@campinas.sp.gov.br |
Autorização de Funcionamento: | CRIAÇÃO: DECRETO Nº 17.832 DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012 |
Horário de Funcionamento da Unidade: | 07:00:00 às 18:00:00 |
HORÁÂÂÂRIO DE FUNCIONAMENTO: |
INTEGRAL: 07:00:00 às 18:00:00 |
INTEGRAL: | AGRUPAMENTO I, AGRUPAMENTO II |
CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE EDUCACIONAL
- Por que pezinhos descalços?
O Projeto Pedagógico mais antigo encontrado nos arquivos da unidade foi o de 1995, ano em que a instituição ainda funcionava na sede da associação de moradores do Jardim Carlos Lourenço, mas é no Projeto Pedagógico de 2007, em um texto com o título de “Resgatando o nosso caminho...”, que encontramos informações sobre a origem da escola. Nos idos de 1988
O Projeto Pedagógico mais antigo encontrado nos arquivos da unidade foi o de 1995, ano em que a instituição ainda funcionava na sede da associação de moradores do Jardim Carlos Lourenço, mas é no Projeto Pedagógico de 2007, em um texto com o título de “Resgatando o nosso caminho...”, que encontramos informações sobre a origem da escola. Nos idos de 1988
"começa a funcionar na sede da Associação de Moradores do Bairro. Tudo era muito precário, não existiam mesas, cadeiras, armários, pratos e talheres, etc. Os pais se mobilizaram e conseguiram o essencial para o início das aulas, As mães ajudavam na limpeza e alimentação. A primeira professora Lilian Sebastião decide pelo nome “Pezinhos Descalços”, pois seus alunos vinham para a escola descalços. Antes de a prefeitura assumir as três escolas, todas as classes de educação infantil pertenciam a FUMEC (Fundação Municipal para a Educação Comunitária). Antes de esse nome, denominava-se MOBRAL e depois Fundação Educar." (PP 2007, p.3)
- Transformações ao longo do tempo
Considerando a data acima como correta (1988), no ano de 2013, a unidade educacional completou 25 anos de existência, tendo seu início quando o bairro ainda tinha uma estrutura pouco desenvolvida, com ruas de terra e muitas casas em construção. No prédio da associação, construída em mutirão pelos moradores do Jardim Carlos Lourenço, a escola de educação infantil passou a funcionar com iniciativa da comunidade.
Considerando a data acima como correta (1988), no ano de 2013, a unidade educacional completou 25 anos de existência, tendo seu início quando o bairro ainda tinha uma estrutura pouco desenvolvida, com ruas de terra e muitas casas em construção. No prédio da associação, construída em mutirão pelos moradores do Jardim Carlos Lourenço, a escola de educação infantil passou a funcionar com iniciativa da comunidade.
Vai
ser em 1997 que o “Pezinhos Descalços” vai funcionar em sua própria
sede, construída pela prefeitura seguindo um modelo padrão para a época.
A escola, junto com as unidades Comecinho de Vida e o Cemei Iniciação,
passou a fazer parte de um Centro Integrado, o CIMEI 33.
No
decorrer dos anos, assim como os bairros no entorno, as características
desta unidade foram se alterando. Inicialmente o “Pezinhos Descalços”
funcionava como um EMEI, uma Escola Municipal de Educação Infantil,
atendendo crianças de 4 a 6 anos, que eram separados em turmas de
Maternal, Infantil e Pré-escola. Enquanto estava na associação de
moradores atendia entre 115 a 135 crianças, até a inauguração do novo
prédio em 1997, a partir de 1998 o número total de crianças atendidas
aumentará, chegando em 2002 a atender 334 crianças.
Em
2003 é implantada a política dos agrupamentos na rede municipal de
ensino e são colocadas na mesma turma as crianças com idades entre
quatro a seis anos (agrupamento 03). Na avaliação institucional presente
no projeto pedagógico daquele ano esta política vai ser classificada
como um retrocesso, “voltando a trabalhar com o assistencialismo”. Contudo,
as mudanças não pararam por ai, no Pezinhos Descalços foi-se reduzindo
ano a ano a faixa etária de atendimento, pois o prédio da unidade tinha a
estrutura para crianças menores de quatro anos. O prédio possuía uma
lavanderia (que nunca funcionou como lavanderia), duas salas com
banheiros integrados e solário. Deste modo, levando em conta o número
reduzido de alunos no novo prédio do Comecinho de Vida e o aumento da
demanda de vagas na região por Agrupamento 01 e 02 (crianças de 0 a 3
anos) foi organizada esta alteração.
Em
2008 a unidade fecha uma sala de Agrupamento 03 da tarde e passa a
atender uma sala de Agrupamento 02, com crianças de 1,7 anos a 3 anos.
No ano seguinte passa a ter uma sala de Agrupamento 01, com crianças de 3
meses a 1,6 anos. Em 2010, além das três salas em cada período de
Agrupamento 03, passa a ter duas salas de integral, sendo uma de
agrupamento 01 e a outra de agrupamento 02. Em 2011 a unidade reduz o
número de agrupamentos 3 para duas sala em cada período. Em 2013 o ciclo
se fecha, sendo uma das razões das diversas crises registradas em 2012
entre gestão, funcionário e famílias, pois ocorre o fechamento de todas
as turmas de Agrupamento 03, que são transferidas para o EMEI Comecinho
de Vida, e o Pezinhos Descalços passa atender somente os agrupamentos 1 e
2.
Junto
com essa mudança ocorre o desmembramento do CIMEI 33, assim o Pezinhos
Descalços ganha independência administrativa em 2013, passando a contar
com os cargos de direção e vice-direção exclusivos da unidade. A EMEI
Iniciação é fechada em 2006, com a justificativa de não ter demanda de
alunos.
ANO | FUNCIONAMENTO | ||||||
1988 | Começa a funcionar nas dependências da Associação de Moradores. | ||||||
Maternal - 4 anos | Infantil - 5 anos | Pré-Escola - 6 anos | |||||
1997 | É inaugurada sede própria com estrutura para crianças de 0 a 3 anos. | ||||||
Maternal - 4 anos | Infantil - 5 anos | Pré-Escola - 6 anos | |||||
2003 | Implantada a política de agrupamentos (AG). | ||||||
10 - AG3/ parcial | |||||||
2008 | 8-AG3/parcial | 1 AG2/integral | |||||
Primeiros monitores começam a trabalhar na unidade. | |||||||
2009 | 6-AG3/parcial | 1-AG1/integral | 1-AG2/integral | ||||
2010 | 4 – AG3/parcial | 1 – AG1/integral | 1 – AG2/integral | 2 – AG2/parcial | |||
2011 | 4 – AG3/parcial | 1 – AG1/integral | 1 – AG2/integral | 2 – AG2/semiestendido | |||
2013 | Crianças do AG3 são transferidas para o Comecinho e um decreto de 2012 garante uma conquista: a separação do bloco do CIMEI 33. | ||||||
1 – AG1/integral | 3 – AG2/integral | 2 – AG2/parcial | |||||
2015 | Todas as turmas passam a ser integrais e o antigo bloco volta a ser editado por resolução, mas nenhum dos diretores se removem. | ||||||
1-AG2/integral | 4-AG2/integral |
É
por esta razão que nos diversos registros da prefeitura a unidade ainda
está identificada como EMEI Pezinhos Descalços (inclusive em seu
e-mail). Mas o nome oficial que aparecerá nos documentos da unidade será
de Centro de Educação Infantil "Pezinhos Descalços", ou de apenas, CEI Pezinhos Descalços.
- População atendida
A região atendida pela escola
também passou a ser maior, como aparece na tabela abaixo*, o Jd Carlos
Lourenço agora é apenas o quarto bairro no número de crianças
matriculadas:
BAIRRO
|
% de Crianças
|
BAIRRO
|
% de Crianças
| |
1 - JD ANDORINHAS
|
23,77%
|
JD ITAYU
|
5,74%
| |
2 - JD ITATIAIA
|
20,49%
|
JD SÃO FERNANDO
|
2,46%
| |
3 - JD TAMOIO
|
17,21%
|
JD AMAZONAS
|
0,82%
| |
4 - JD CARLOS LOURENÇO
|
13,93%
|
JD SAMAMBAIA
|
0,82%
| |
JD STA EUDÓXIA
|
7,38%
|
VL STA ODILA
|
0,82%
| |
JD NEW YORK
|
6,56%
|
*Dados extraídos do sistema integre em fevereiro de 2015.
- Características da região
A
região cresceu e se desenvolveu, atendida por transporte público de
ônibus, de característica eminentemente residencial, com quatro grandes
condomínios de prédios na região, servido por um considerável número de
comércios em suas principais ruas, agora asfaltadas. Este número de
moradores mantém uma rede de serviços locais, são mercados, padarias,
farmácias, açougues, lanchonetes, sorveterias, papelaria, algumas
oficinas de serralheria e de roupas, entre outras.
- Problemas da região
Se
a região avançou bastante, contudo ainda encontra muitos problemas com
infraestrutura:
- Há ainda ruas sem asfalto na região, com moradias
improvisadas sem saneamento adequado, sendo algumas feitas de madeira;
- O
parque recanto das águas ao lado da unidade tem uma estrutura muito
limitada para usufruto da população;
- O pronto atendimento de saúde em
construção é uma obra abandonada, fazendo com que a população se
desloque para serem atendidos nos centros de saúde Orozimbo Maia e
Esmeraldina.
- Com a construção de diversos condomínios de prédios na
região, sem a ampliação de vagas na educação infantil, houve o aumento
da demanda por Agrupamento 01 e 02, sendo que em 2014 a lista da única
sala do Agrupamento 1 do Pezinhos, com capacidade de 24 crianças,
terminou o ano com 162.
- Frente a estas situações a associação de
moradores, que já foi fundamental para a existência da unidade, não tem
mais força para mobilizar a população para lutar pelos interesses
coletivos.
- As
crianças já não chegam mais descalças, mas também não apresentam mais a
cultura de brincadeiras tradicionais que ocorriam na rua, como
pular-corda, brincadeira de roda, cantilenas infantis, pega-pega,
cinco-marias, bolinha de gude, entre outras. Nesse sentido o espaço da
rua, da casa do vizinho, do campinho de terra, que oferecia experiências
coletivas entre as crianças, permeadas pela cultura daquelas
brincadeiras é raro.
- Avanços dos Pezinhos
O CEI Pezinhos
Descalços deu muitos bons passos após a separação administrativa do
CIMEI 33, pedagógicos e estruturais.
- Agora todas as turmas são em
período integral;
- Reorganizado o espaço externo, de modo que as
crianças tenham locais apropriados para explorar, brincar e interagir;
- Reformado todos os banheiros das crianças com equipamentos adaptados;
- Pintado e
reorganizado os espaços das salas de aula, com materiais e equipamentos
próprios para o universo infantil, dispostos em sua maioria na altura
das crianças, com cestos, espelhos, brinquedos e cortinas adequadas ao
sono do meio dia;
- Investimento em formação dos educadores, percebidos
nas atividades desenvolvidos com as crianças que são expostas nos painéis
e mobiles por toda escola, assim como nas atividades do ano de 2014, aonde as datas comemorativas não foram mais o norte do trabalho, mantendo apesar disso os fazeres pedagógicos planejados: como passeios no entorno da escola e fora dela, eventos envolvendo as
famílias e duas festas ligados ao projeto da escola aos sábados, que foram assumidos pela equipe educativa;
- Criado unidade executora própria para gestão dos recursos financeiros, com participação efetiva do conselho de escola nas deliberações sobre os investimentos da escola;
- Reorganizado a documentação, livros burocráticos e os acordos internos, sustentando-os principalmente no princípio da supremacia do interesse público, que é a educação da criança pequena, buscando realizar o melhor trabalho, dentro das possibilidades existentes;
- Mudamos sem sem sair do lugar, pois a prefeitura reorganizou as
escolas e o CEI Pezinhos Descalços, junto a outras unidades, passou a
fazer parte do Núcleo de Ação Educativa Descentralizada da região Leste, o que consideramos um avanço.
- Problemas dos Pezinhos
Por
um lado a escola caminhou, mas em alguns pontos não saiu do lugar, como exemplo:
- Temos na lista de necessidades e previsões de reformas apontamentos existentes desde a inauguração da unidade em 1997, como a construção de um espaço coberto externo.
- Temos ainda a orientadora pedagógica com seu cargo
compartilhado nas duas unidades de educação infantil do antigo CIMEI 33, tendo que organizar o seu tempo de trabalho em duas realidades pedagógicas
distintas, sem condição de atender plenamente todos os dias da
semana as demandas e necessidades existentes. Atualmente
no "Pezinhos" a direção da escola conta oficialmente com a Orientadora
Pedagógica em dois dias da semana (4ª e 5ª feira), que precisa neste
tempo planejar e acompanhar: duas reuniões semanais de formação com os
monitores e agentes de educação infantil; a Reunião semanal com
professores (Trabalho Docente Coletivo-TDC); a organização das Reuniões
Pedagógicas de Avaliação Institucional (RPAI); as Reuniões trimestrais
entre Família e Educadores (RFE); a reunião semanal da equipe gestora; o
atendimento de casos específicos junto a família e os educadores; o
acompanhamento e orientação do planejamento e das avaliações das
crianças de cada agrupamento; o acompanhamento dos espaços e coordenação
de esforços para o seu uso pedagógico; sempre procurando manter visitas
nas salas no cotidiano; favorecendo os registros e suas diferentes
formas de desenvolver a autoria do trabalho, afim de coordenar a
elaboração, a sistematização, a implementação e a avaliação do projeto
coletivo da escola. Além disso, frente a este projeto coletivo de
escola, há todos os funcionários terceirizados, que ao trazerem um olhar
caseiro, doméstico, necessitam de apoio para desempenharem seus
afazeres e contribuir com a intencionalidade pedagógica. Movimento
buscado através do diálogo e da formação, tendo por centralidade o
trabalho com as crianças. Um movimento
que precisa ser levado em conta considerando as 5 salas de funcionamento
integral, os 22 cargos de educadoras que deveriam estar completos,
chamadas de agentes de educação infantil ou monitores infanto-juvenis,
as 5 professoras, as 4 cozinheiras, as 3 funcionárias de limpeza,
o vigilante e o zelador, além da equipe gestora, para cuidar de 132
crianças de zero a três anos, que ficam de manhã e de tarde, e ainda
atender suas famílias.
CARGO
|
Nº NECESSÁRIO
|
EXISTENTE
|
Monitores/Agentes
|
22
|
18
|
Professoras
|
5
|
5
|
Especialistas
|
3
|
1,5
|
Limpeza
|
3
|
3
|
Cozinha
|
4
|
4
|
Zelador
|
2
|
0
|
- A unidade tem uma demanda de atendimento grande na secretaria/direção, com famílias que ligam ou que precisam ser contactadas constantemente para falar sobre seus filhos, comunidade que comparece para fazer o cadastro de interesse por vaga, equipe educativa que busca a secretaria/direção para fazer bilhetes, solicitar materiais e falar sobre situações e projetos da sala de aula; isso entre outras tantas demandas para ser atendida, seja da unidade, seja da própria SME. Apesar disso não conta com um funcionário para apoiar o trabalho na secretaria/direção, tendo que buscar desde 2013 um processo para conseguir servidor para substituir a vice-direção e oferecer o acompanhamento do trabalho, durante todo o horário de funcionamento do Centro de Educação.
- Neste movimento, infelizmente, ao final do ano de 2014, um grande passo foi dado para traz,
quando uma resolução reativou o antigo bloco do CIMEI 33, unindo
administrativamente novamente o CEI Pezinhos Descalços (132/264) com o
CEI Comecinho de Vida (300). Situação que só não se efetivou na prática ainda porque, de comum acordo, nenhum dos dois diretores se removeram dos seus cargos.
Recursos físicos e materiais
O PEZINHOS conta com cinco salas de aula, duas
salas com banheiro e solário integrados (nº 01 e 02) e mais três
salas (nº 03, 04 e 05), que
são atendidos por dois banheiros que ficam próximos. As duas salas
ao fundo são espaçosas, com armários de alvenaria e aço, já a
sala que fica em frente ao banheiro é de dimensão reduzida e não tem acesso direto a
área externa.
As
três salas do fundo possuem uma grande lousa com cortiça e embaixo
um mural de azulejo e todas as salas, com exceção da sala do
AG2C/AG2E, possuem portas dando para a área externa, quase todas
contém um conjunto de mesas e cadeiras para as crianças, e
prateleiras com brinquedos e colchonetes. Os
corredores na saída das salas se encontram no refeitório, que fica
no centro do prédio. Na frente do refeitório há duas portas de
saída e do outro lado é servido por uma
cozinha ampla com dispensa.
Há
uma diretoria com banheiro próprio e armário para guardar os
documentos, com
computador, impressora e duas mesas usadas pela direção e vice
direção, na extremidade da
sala há uma mesa para oferecer um atendimento mais pessoal às
famílias, educadores e mesmo para as reuniões gestoras,
costumeiramente é usada pela orientadora pedagógica.
Há
uma sala, originalmente uma lavanderia, que atualmente está sendo
utilizada como refeitório dos funcionários, sendo também um espaço
de acesso entre o refeitório e o parque lateral.
Ao
lado da cozinha, pelo lado
externo, há
dois banheiros para uso dos funcionários, com um mezanino e
prateleiras, estes banheiros se encontram em situação ainda
precária.
No
lado externo são utilizado quatro espaços para atividade das
crianças, (1) um espaço com árvores que fazem sombra na frente da
unidade, um bosquinho; (2) no lado esquerdo do prédio tem um espaço
de areia com casinha, balanças, centopeia e gira-gira; (3) na frente
da secretaria há alguns brinquedos espalhados, aonde normalmente são
utilizados os triciclos pelas crianças;
(4) e no lado do fundo há um tanque de
areia, balanças, um trepa-trepa e um gira-gira adaptados para as
crianças pequenas, ligado a um pequeno campinho aonde as crianças
brincam de correr e de bola.
A
U.E. possui
um aparelho de televisão para cada sala, sendo três aparelhos
antigos, há aparelhos de som portáteis para uso de todas as turmas,
sendo que alguns precisam de manutenção ou ser trocados. Há também
outro aparelho de som de maior capacidade que fica no refeitório
para som ambiente. A unidade possui um acervo de livros infantis
em baús nas salas e em um armário no refeitório,
há brinquedos que estão sendo renovados
semestralmente e outros materiais adequados à faixa etária que
atendemos.
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS
(...)
respeitar a especificidade do seu momento de vida infantil significa
preservar seu modo poético de abarcar o vivido, sua maneira imediata
e lúdica de enfrentar o mundo e a si mesma. Implica considerar
pedagogicamente o modo singular de cada criança no seu encontro com
o mundo, maravilhando-se ou horrorizando-se criando e inventando
significados que ultrapassam o sentido único, no desafio de conhecer
a si própria, no ato de imaginar, interpretar e constituir
realidades. O modo poético é como a criança expressa seu jeito
simultaneamente particular e universal de ser e estar no mundo, seu
jeito de falar do mundo como uma maneira de falar de si 1.
Crianças
são poesias. Expressam de maneiras distintas, sentimentos,
pensamentos e sensações, cada uma com uma beleza estética própria,
experienciando o seu verso da vida de forma singular. Enquanto
característica do grupo de crianças matriculadas, não enquanto
traço singular, temos números, locais, declarações de
etnia e gêneros, indicadores que podem fazer sentido (ou não),
mostrar ou ocultar particularidades, dependendo do quanto eu conheço
o contexto e os significados que estas características representam
para cada criança e para cada família.
Até o dia 21 de maio, das 131 crianças matriculadas, 79 são meninos e 52 são meninas. Nenhum deles apresentou necessidade especial dentro das indicações do sistema integre, mas temos crianças que requerem cuidado especial, uma por conta de microcefalia, cinco com restrições alimentares e uma por dermatite grave. Com relação à etnia, 80 famílias declararam que seus filhos são brancos, 11 negros, 34 pardos e 06 preferiram não informar. Como discorrido anteriormente estas declarações revelam só parte da situação, pois há um grande vazio quando se trata do sentido e significado de se reconhecer como uma coisa ou outra.
Até o dia 21 de maio, das 131 crianças matriculadas, 79 são meninos e 52 são meninas. Nenhum deles apresentou necessidade especial dentro das indicações do sistema integre, mas temos crianças que requerem cuidado especial, uma por conta de microcefalia, cinco com restrições alimentares e uma por dermatite grave. Com relação à etnia, 80 famílias declararam que seus filhos são brancos, 11 negros, 34 pardos e 06 preferiram não informar. Como discorrido anteriormente estas declarações revelam só parte da situação, pois há um grande vazio quando se trata do sentido e significado de se reconhecer como uma coisa ou outra.
A
situação de ano e mês de nascimento das crianças, tendo em conta
que a data de aniversário é comemorada na escola, se encontra no
quadro abaixo:
Iniciamos
as atividades educativas com uma reunião com as famílias, com uma
participação em um número razoável, quando foram apresentados os
profissionais, a necessidade de adaptação das crianças, o espaço
físico e as regras de convivência entre o Centro de Educação e as
famílias. As famílias em sua maioria se mostraram compreensivas,
acolhendo as propostas e participando das atividades. Contudo, tem sido preocupante a postura de algumas famílias que apresentam a dificuldade de entender a diferença entre o cuidado/educação das crianças em casa e na escola.
No espaço da escola a criança precisa dividir a atenção com outras crianças, e para ser atendida em suas vontades, quando é o caso, precisa fazer-se entendida. A relação com o adulto vai ser mais pontual, sendo mais constante a relação com seus pares. Esta transição entre o espaço cultural da casa para o espaço da escola tem sido difícil, principalmente, para estas famílias, que esperam que o cuidado que eles tem com o seu filho seja reproduzido na escola.
No espaço da escola a criança precisa dividir a atenção com outras crianças, e para ser atendida em suas vontades, quando é o caso, precisa fazer-se entendida. A relação com o adulto vai ser mais pontual, sendo mais constante a relação com seus pares. Esta transição entre o espaço cultural da casa para o espaço da escola tem sido difícil, principalmente, para estas famílias, que esperam que o cuidado que eles tem com o seu filho seja reproduzido na escola.
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