2016
Necessidades e previsões definidas na última reunião do Conselho de Escola
Concluídos
ou em fase de finalização:
Necessidade/
Demanda
|
Justificativa
|
Status
|
Colocação
de cerca e portões restringindo o acesso do parque para as
crianças.
|
Para
evitar que a criança tenha acesso a entrada de veículos e para
direcionar a entrada da comunidade externa, controlando seu acesso
aos espaços
|
Feito
|
Colocação
de portões nas portas de acesso de algumas salas e corte de
portas no meio.
|
Para
que as portas possam ficar abertas evitando a saída das crianças
|
Feito
|
Reforma
do banheiro da sala 01
|
Adequação
do local as trocas dos bebês.
|
Feito
|
Reforma
do banheiro dos funcionários, para transformar em vestiário.
|
O
banheiro dos funcionários é mal planejado para a quantidade de
mulheres que trabalham na unidade, não tem um vestiário
necessário nas empresas que exigem um uniforme. Acaba
sendo muitas vezes utilizado como depósito e não garante uma
privacidade e higienização adequada.
|
Em
fase de finalização
|
Construção
de escoamento da água fluvial na unidade.
|
A
passarela de entrada fica cheia d´água nos dias de chuva,
levando risco grave de queda as famílias que chegam com suas
crianças, principalmente daquelas de colo.
|
Feito
em maio.
|
Colocar
cobertura na frente no espaço das motocas (triciclo)
|
Para
ter um espaço protegido da chuva quando a comunidade aguarda o
atendimento na secretaria/direção. Nos dias de chuva não se tem
local para além da sala de aula para atividades diversificadas e
não há um espaço para realizar reuniões de qualquer tipo no
horário das aulas.
|
Feito
|
Cercar
o tanque de areia do parque do fundo
|
Há
gatos que durante a noite defecam no local, contaminando a areia.
|
Em
adaptação
|
Colocação
de telas nas portas e janelas da cozinha.
|
Demanda
da supervisão da cozinha para evitar a entrada de moscas, para
manter o cuidado sanitário e higiênico da cozinha.
|
Feito
|
Construção
de espaço de horta
|
O
projeto de educação alimentar carece de um espaço que não seja
improvisado para mantermos uma horta na unidade.
|
Feito
|
Prateleiras
para os colchonetes em 3 salas
|
Auxiliaria
a organização dos colchonetes facilitando na hora de guardar em
um local arejado.
|
Feito
|
Pintura
da passarela de entrada
|
A
passarela de entrada foi reformada para que não acumulasse mais
água nos dias de chuva. A pintura do local viria completar o
serviço com o desenho de pistas para as motocas e brincadeiras no
chão para as crianças. Revitalizado o local.
|
Feito,
precisa manter
|
Estender
a rede sem fio até as salas 3 e 4 que não pegam
|
As
salas 3 e 4 não chegam o sinal de internet que são usados para
passar vídeos para as crianças e para os pais nas reuniões.
|
Feito
|
Comprar
impressora ou locar
|
Precisamos
de uma máquina de cópias para atender a demanda dos educadores e
das famílias que buscam a secretaria.
|
Feito
|
Colocação
de cortinas nas salas 1 e 2.
|
Trocar
as persianas das salas dos integrais por cortinas permitiria
melhor o sono das crianças e a higienização das mesmas.
|
Feito
|
Manutenção
dos ventiladores existentes.
|
Os
ventiladores quebrados pelo uso foram removidos dos espaços dos
adultos para as salas das crianças, agora é necessário
conserta-los.
|
Falta
buscar
|
Comprar
tanquinho para lavar materiais da unidade
|
|
Feito
|
Demandas
e Metas de reformas para melhoria da estrutura escolar (grande porte)
Prior.
|
Necessidade/
Demanda
|
Justificativa
|
Estratégias/
Ações
|
Respons.
|
Status
|
1
|
Um
pátio coberto no espaço externo.
|
Como
todas as salas são utilizadas na unidade em período integral, é
necessário um espaço para reuniões com os educadores (TDC), com
o conselho de escola e para atividades diversas das realizadas na
salas com as crianças.
|
Foi
solicitado ao NAED para definir como prioridade, a representante
em reunião com o Conselho, informou que com a previsão de
aumento de repasse em 2016, que esta demanda poderá ser feita.
|
Direção
NAED
CAE
|
Em
espera.
|
2
|
Colocar mais um trocador em cada banheiro do
AG2
|
|
|
|
|
3
|
Colocação
de uma porta externa na sala 05
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Demandas e Metas de reformas para melhoria da estrutura escolar (médio porte)
Prior.
|
Necessidade/
Demanda
|
Justificativa
|
Estratégias/
Ações
|
Responsáveis
|
Status
|
1
|
Restaurar
o portão de entrada de funcionários que dá acesso ao parque,
que foi retirado para reformar o banheiro
|
|
|
|
|
2
|
Colocar portãozinho no acesso para os
banheiros das salas 01 e 02.
|
Isso permitiria para o educador, dentro do
banheiro, observar as crianças ao seu redor.
|
|
|
|
3
|
Colocação
de separação entre o parque lateral e o “bosque” se houver
consenso da equipe pedagógica
|
Há
dois espaços de recreação, o bosque e o parque lateral, e há
um grupo de educadores que considera complicado acompanhar as
crianças circulando nestes dois espaços.
|
Fazer
a cobertura do parque inteiro, tipo cobertura de quadra futebol
de salão, para evitar entrada de gatos e queda de abacate.
|
|
Em
fase de orçamento
|
4
|
Instalação
de máquina de lavar na cozinha industrial e painel com
disjuntor, aterrado, na cozinha industrial
|
Já
há uma máquina de lavar louça prevista no almoxarifado da
prefeitura, precisa apenas reformar o espaço para instala-la. O
que facilitaria o trabalho das cozinheiras. Além de a cozinha
contar com aparelhos que consomem mais energia, oscilando a rede,
há um freezer que dá choque nas cozinheiras por falta de
aterramento.
|
Solicitado
a prefeitura
|
CAE
|
Encaminhado
para orçamento pela empresa Capital Humano
|
5
|
Troca
dos vitros do refeitório por outros do tipo venezianas
|
Isto
melhoraria a circulação de ar e permitiria que pássaros que
ficam presos no local saíssem.
|
|
|
Não
previsto
|
6
|
Colocação
de cobertura no solário das crianças
|
Permitiria
utilizar o solário nos momentos de sol muito intenso para
alimentação das crianças menores utilizando a mesa em U,
permitindo maior espaço no refeitório.
|
|
|
Não
previsto
|
Demandas
e Metas de serviço de pequeno porte
Prior.
|
Necessidade/Demanda
|
Justificativa
|
Estratégias/
Ações
|
Respons.
|
Prazo
|
|||
1
|
Comprar
notebook
|
Necessário
para os professores passarem filmes/documentário da internet,
para organizar reuniões com apresentações, para os educadores
digitarem bilhetes e fazerem pesquisas.
|
|
|
|
|||
2
|
Comprar
02 televisões planas para as salas de aula.
|
Há
aparelhos de TV antigos de grande dimensão em três salas que
ocupam um espaço maior, que poderia ser mais bem aproveitado,
oferecendo menor risco as crianças.
|
Alterar
proporção de gasto para “Kapital”
|
Direção
Setor
Conta escola
|
|
|||
3
|
Colocação
de mais um ventilador na sala 03, 04 e 05.
|
O
calor no período da tarde é mais alto nestas salas.
|
Solicitar
a CEB
instalar
com o conta escola
|
Mirthes
|
Em
processo
|
_______________________________________________
Demandas levantadas pelo grupo
Demandas
e Metas de reformas para melhoria da estrutura escolar (grande porte)
Prior. |
Necessidade/
Demanda |
Justificativa |
Estratégias/
Ações |
Responsáveis |
Status |
1 |
Um
pátio coberto no espaço externo. |
Como
todas as salas são utilizadas na unidade em período integral, é
necessário um espaço para reuniões com os educadores (TDC),
com o conselho de escola e para atividades diversas das
realizadas na salas com as crianças. |
Foi
solicitado ao NAED para definir como prioridade, a representante
em reunião com o Conselho, informou que com a previsão de
aumento de repasse em 2016, que esta demanda poderá ser feita. |
Direção
NAED
CAE |
Em
espera. |
|
Revisão
da parte elétrica e aumento da altura das tomadas |
A
unidade iniciou como um EMEI, mas no ano de 2013 passou a atender
somente AG1 e AG2, por essa razão há solicitações de aumentar
a altura das tomadas do prédio, pois as crianças dessa faixa
etária mexem nas mesmas. As tomadas também se encontram no
padrão antigo, a algumas que funcionam e outras não, por vezes
ocorre quedas de energia quando se liga aparelhos elétricos ao
mesmo tempo. Os fios dos para-raios foram furtados e por isso a
proteção dos aparelhos nos dias de chuva se encontra
comprometida. |
Solicitado
ao CAE, mas não houve resposta.
Precisa
ser encaminhado novamente projeto/ideia ao NAED. |
Direção
NAED
CAE
|
Sem
resposta |
|
Construção
da lavanderia |
A
alteração do atendimento realizado no final de 2012, que passou
a atender exclusivamente a turma do integral de AG1 e AG2,
implica na necessidade de lavagem e higienização de lençóis,
toalhas e babadores. Entretanto, não há espaço e estrutura na
unidade para esta lavanderia, sendo necessário projeto de
adequação. |
Foi
solicitado ao NAED para colocação como prioridade, mas foi
informado que há escolas que tem problemas maiores, e que por
enquanto para encaminhar lençóis e outros materiais para a
família lavar. |
Direção
NAED
CAE |
Resposta
Negativa |
|
Construção
de uma casinha de boneca de alvenaria junto com uma biblioteca
infantil |
Não
temos biblioteca e casinha de boneca de alvenaria na escola,
dificultando a organização dos livros, a definição de espaço
reservado para contação de história e um lugar para realização
de jogos dramáticos próprios de um lugar planejado para este
fim. Assim a construção de um espaço da casinha de boneca com
biblioteca viria suprir a necessidade. |
Solicitado
ao CAE, mas não houve resposta.
Precisa
ser encaminhado novamente projeto/ideia ao NAED. |
Direção
NAED
CAE
|
Sem
resposta |
|
Projetar/pensar
um parque alternativo, com brinquedos que permitam
atividades com circuito e com sensações para a faixa etária,
na frente da escola. |
Este
local precisa de equipamentos e espaços de brincadeiras mais
diversificados e específicos para as crianças pequenas, pois
muitas crianças quando estão neste buscam o parque lateral,
dificultando o trabalho das turmas que estão naquele espaço. |
|
|
Não
previsto |
|
Rever
o ambiente do refeitório para aumentar o prazer estético e ter
um local para expor o trabalho das crianças. |
O
tempo da alimentação deve ser um momento agradável e
estimulante, que deve contar com marcas do que a criança fazem
em suas salas. |
|
|
Não
previsto |
|
Construção
de cisterna para aproveitamento da água da chuva para molhar
hortas |
|
|
|
Não
previsto |
|
Construção
de espaço para vivência com água. |
A
água é um recurso essencial a vida e a criança precisa
aprender a usar, utilizando em atividades recreativas, mas também
planejando seu reuso e racionamento. Para isso seria
importante um espaço para esta vivência de modo mais adequado
aos novos tempo de escassez, considerando entretanto, a
necessidade do lúdico na infância. |
|
|
Não
previsto |
|
Colocação
de um tanque de areia próximo as árvores no espaço do bosque. |
Este
local precisa de equipamentos e espaços de brincadeiras mais
diversificados e específicos para as crianças pequenas, pois
muitas crianças quando estão neste buscam o parque lateral,
dificultando o trabalho das turmas que estão naquele espaço. |
|
|
Não
previsto |
3 |
Colocação de uma porta
externa na sala 05 |
|
|
|
|
2 |
Colocar mais um trocador em cada banheiro do AG2 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Demandas e Metas de reformas para melhoria da estrutura escolar (médio porte)
Prior. |
Necessidade/
Demanda |
Justificativa |
Estratégias/
Ações |
Responsáveis |
Status |
3 |
Colocação
de separação entre o parque lateral e o “bosque” se houver
consenso da equipe pedagógica |
Há
dois espaços de recreação, o bosque e o parque lateral, e há
um grupo de educadores que considera complicado acompanhar as
crianças circulando nestes dois espaços. |
Fazer
a cobertura do parque inteiro, tipo cobertura de quadra futebol
de salão, para evitar entrada de gatos e queda de abacate. |
|
Em
fase de orçamento |
|
Troca
dos pisos pavflex quebrados |
As
salas 02 e 05 devido aos vazamentos de água do telhado estão
com os pisos muito danificados. |
|
|
Não
previsto |
|
Construção
de um viveiro/fazendinha ao lado do parque lateral |
Possibilitaria
ter pequenos animais na escola, facilitando a curiosidade sobre a
vida animal e o desenvolvimento dos projetos das salas. |
|
|
Não
previsto |
IIII |
Instalação
de máquina de lavar na cozinha industrial e painel com
disjuntor, aterrado, na cozinha industrial |
Já
há uma máquina de lavar louça prevista no almoxarifado da
prefeitura, precisa apenas reformar o espaço para instala-la. O
que facilitaria o trabalho das cozinheiras. Além de a cozinha
contar com aparelhos que consomem mais energia, oscilando a rede,
há um freezer que dá choque nas cozinheiras por falta de
aterramento. |
Solicitado
a prefeitura |
CAE |
Encaminhado
para orçamento pela empresa Capital Humano |
|
Mural
de azulejos na frente das salas
ou placa de madeira |
Os
murais foram tirado da frente das salas e um quadro de azulejos
auxiliaria na confecção de painéis com as atividades feitas
para as crianças. |
|
|
Não
previsto |
|
Pintura
do refeitório |
No
mês de Janeiro o refeitório não foi pintado, sendo o local e
entrada na escola e aonde as crianças comem seria importante o
cuidado estético com o local. |
|
|
Não
previsto |
|
Mural
de azulejos na frente da escola |
Permitiria
um espaço para as crianças pintarem que fosse mais fácil para
ser lavado, podendo ser feitos um mural com formato diferentes
que oferecessem uma apresentação estética melhor na frente da
unidade. |
Foi
feito uma pintura de árvores pela artista plástica Valéria
Menezes, seria necessário chamar azulejista para fazer
orçamento. Há previsão de recorte no gramado para fazer
“raízes” com caminho de sensações. |
Direção
Zelador |
Não
previsto |
|
Colocação
de grama no parque onde está pura terra. |
As
crianças usam todos os espaços e nesses locais se sujam e sujam
a roupa. |
|
|
Não
previsto |
IIII |
Troca
dos vitros do refeitório por outros do tipo venezianas |
Isto
melhoraria a circulação de ar e permitiria que pássaros que
ficam presos no local saíssem. |
|
|
Não
previsto |
I |
Colocação
de cobertura no solário das crianças |
Permitiria
utilizar o solário nos momentos de sol muito intenso para
alimentação das crianças menores utilizando a mesa em U,
permitindo maior espaço no refeitório. |
|
|
Não
previsto |
|
Rebaixar
degrau nas portas de entrada e saída, passarela para entrada do
banheiro dos funcionários, passarela no bosque. |
Possibilitar
acessibilidade para cadeirante. |
|
|
Não
previsto |
1 |
Restaurar
o portão de entrada de funcionários que dá acesso ao parque,
que foi retirado para reformar o banheiro |
|
|
|
|
|
Recolher
a água que vem da chuva na porta de entrada da sala de estudos. |
|
|
|
|
|
Adaptação para ter mais um trocador no banheiro da sala 02 |
|
|
|
|
|
Mesas basculantes na sala de
estudos, para que esta possa ser utilizada nos horários vagos
para refeição dos funcionários
|
|
|
|
|
|
Instalação elétrica para colocação de mais um freezer no
refeitório. |
|
|
|
|
2 |
Colocar portãozinho no acesso para os banheiros das salas 01
e 02. |
Isso permitiria para o educador, dentro do banheiro, observar
as crianças ao seu redor.
|
|
|
|
|
Corrimão para acesso ao trocador no banheiro da sala 01. |
|
|
|
|
|
Tirar vaso sanitário e pia da direção para colocar arquivos |
|
|
|
|
|
Manutenção do telefone |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Demandas
e Metas de serviço de pequeno porte
Prior. |
Necessidade/Demanda |
Justificativa |
Estratégias/
Ações |
Respons. |
Prazo |
|||
|
Colocação
de mais um ventilador na sala 03, 04 e 05. |
O
calor no período da tarde é mais alto nestas salas. |
Solicitar
a CEB
instalar
com o conta escola |
Mirthes |
Em
processo |
|||
|
Limpeza
periódica das calhas |
|
|
|
|
|||
|
Garantir
a higienização sistemática do tanque de areia |
Evitar
riscos de contaminação. |
Quinzenalmente,
na sexta feira no final do dia, ou sábado de manhã, jogar água
sanitária e revolver a areia. |
Zelador |
Em
processo |
|||
|
Instalação
de uma fechadura elétrica na porta próximo a secretaria para
controlar o horário da entrada dos pais |
Para
permitir o controle das pessoas externas que adentram à unidade
fora dos horários de entrada e saída. |
Fazer
com o conta escola. |
Ivan |
Foi
solicitado, mas o chaveiro não compareceu. |
|||
|
Colocação
de estrutura para pendurar os baldes |
|
|
|
|
|||
|
|
|
|
|
|
|||
|
|
|
|
|
|
|||
|
|
|
|
|
|
|||
|
|
|
|
|
|
|||
|
|
|
|
|
|
|||
|
|
|
|
|
|
Demandas
e Metas de aquisição/serviço de pequeno porte
Prior. |
Necessidade/Demanda |
Justificativa |
Estratégias/
Ações |
Respons. |
Prazo |
|
Adquirir
tambor para armazenar material reciclado para o dia da coleta e
organizar coleta seletiva na unidade. |
Para
realizar um projeto educativo e de conscientização sobre
reciclagem é necessário que a escola tenha esta coleta
seletiva. |
1
- Enviar ofício para o departamento de limpeza urbana e o DPJ
para receber o conteiner. 2 - Pedir a CEB. |
|
Não
previsto |
I |
Comprar
03 televisões planas para as salas de aula. |
Há
aparelhos de TV antigos de grande dimensão em três salas que
ocupam um espaço maior, que poderia ser mais bem aproveitado,
oferecendo menor risco as crianças. |
Alterar
proporção de gasto para “Kapital” |
Direção
Setor
Conta escola |
|
|
Instalação
de uma fechadura elétrica na porta próximo a secretaria para
controlar o horário da entrada dos pais |
Para
permitir o controle das pessoas externas que adentram à unidade
fora dos horários de entrada e saída. |
Fazer
com o conta escola. |
Ivan |
|
I |
Comprar
notebook |
Necessário
para os professores passarem filmes/documentário da internet,
para organizar reuniões com apresentações, para os educadores
digitarem bilhetes e fazerem pesquisas. |
|
|
|
|
Colocação
de um cartão ponto para todos os funcionários |
No
ano de 2015 já foi conversado coletivamente e individualmente
sobre atrasos, mas estes continuam acontecendo. |
|
|
|
|
Colocação
de um computador na sala de reunião |
Os
professores precisam de uma sala para usar o computador para
inserir frequência, justificativa de ausência, digitar bilhete,
avaliação e planejamentos. |
|
|
Não
previsto |
I |
Carrinho
para transporte de bebês |
No
projeto da escola os bebês passeiam pela escola e fora dela,
assim um carrinho facilitaria o transporte |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Demandas
e Metas de processos administrativos/pedagógicos
Prior. |
Necessidade/Demanda |
Justificativa |
Estratégias/
Ações |
Responsáv. |
Prazo |
|
Envolver
a família nos processos de avaliação institucional da unidade |
A
família e seu filho/filha são os usuários deste sistema
publico de educação e como tal devem participar de sua
avaliação e definição de funcionamento, dentro dos preceitos
estabelecidos na lei. |
|
|
|
|
Conscientizar
as famílias que a função do centro de educação infantil, não
é promover a assistência, mas uma educação de
qualidade |
Este
trabalho precisa ser constante, tendo em conta que o mercado de
trabalho força as famílias a buscarem um lugar para deixar seus
filhos, sem se preocupar com o trabalho educativo que acontece
neste local. |
|
|
|
|
Manter
um professor adjunto por período para acompanhamento da demanda
pedagógica |
Há
muitas ausências que precisam ser substituídas, principalmente
no período da manhã, assim tem uma adjunta para realizar esta
tarefa facilitaria o trabalho nas salas e na gestão, que tem que
se ocupa por um período grande de correr atrás de substituição. |
|
|
|
|
Organização
da documentação da unidade |
No
início de 2013 foram criado livros e revisto espaços na
secretaria para o trabalho burocrático da unidade, passado dois
anos é preciso rever esta organização. |
|
|
|
|
Trabalho
pedagógico com as famílias/crianças sobre o uso do espaço
público, reciclagem (lixo) e uso consciente da água. |
O
conselho de escola levantou o problema do lixo jogado em espaço
público. A unidade tem por princípio utilizá-lo dentro de suas
funções sociais, os parques, praças, bosques, ruas e calçadas.
A água é utilizada e o lixo é produzido na escola e esta, como
instituição pública educativa, ela precisa ser exemplo para a
comunidade. |
|
|
|
|
Manter
as reuniões da equipe gestora |
Com
duas unidades para administrar é necessário que os membros da
equipe gestora tenham e troquem informações sobre os processos
administrativos e pedagógicos |
|
|
|
|
Manter
reuniões regulares com os monitores/AEI (segunda as 12:30) |
Há
a necessidade de contato com este grupo de profissionais para
saber dos problemas cotidianos enfrentados e o GEM/FC tem outra
característica de formação. |
|
|
|
|
Organizar
curso de formação nas dependências da unidade para os
monitores/AEI |
Houve
reclamação da dificuldade de deslocamento para um curso
organizado que foi demandado pelos profissionais no ano de 2015. |
|
|
|
______________________________________________
2015
Necessidades de reformas para melhoria da estrutura escolar (grande porte)
Prior.
|
Necessidade/
Demanda
|
Justificativa
|
Estratégias/
Ações
|
Responsáveis
|
Status
|
1
|
Reforma
do banheiro dos funcionários, para transformar em vestiário.
|
O
banheiro dos funcionários é mal planejado para a quantidade de
mulheres que trabalham na unidade, não tem um vestiário
necessário nas empresas que exigem um uniforme. Acaba
sendo muitas vezes utilizado como depósito e não garante uma
privacidade e higienização adequada.
|
Com
a resposta negativa do NAED, foi solicitado orientação para
fazer com o conta escola. Encaminhado inicialmente para
escritório de arquitetura para execução de projeto, para
posterior execução dos orçamentos de construção.
|
Em
fase de execução de projeto
|
|
2
|
Um
pátio coberto no espaço externo.
|
Como
todas as salas são utilizadas na unidade em período integral, é
necessário um espaço para reuniões com os educadores (TDC),
com o conselho de escola e para atividades diversas das
realizadas na salas com as crianças.
|
Foi
solicitado ao NAED para definir como prioridade, a representante
em reunião com o Conselho, informou que com a previsão de
aumento de repasse em 2016, que esta demanda poderá ser feita.
|
Direção
NAED
CAE
|
Em
espera.
|
3
|
Revisão
da parte elétrica e aumento da altura das tomadas
|
A
unidade iniciou como um EMEI, mas no ano de 2013 passou a atender
somente AG1 e AG2, por essa razão há solicitações de aumentar
a altura das tomadas do prédio, pois as crianças dessa faixa
etária mexem nas mesmas. As tomadas também se encontram no
padrão antigo, a algumas que funcionam e outras não, por vezes
ocorre quedas de energia quando se liga aparelhos elétricos ao
mesmo tempo. Os fios dos para-raios foram furtados e por isso a
proteção dos aparelhos nos dias de chuva se encontra
comprometida.
|
Solicitado
ao CAE, mas não houve resposta.
Precisa
ser encaminhado novamente projeto/ideia ao NAED.
|
Direção
NAED
CAE
|
Sem
resposta
|
4
|
Construção
da lavanderia
|
A
alteração do atendimento realizado no final de 2012, que passou
a atender exclusivamente a turma do integral de AG1 e AG2,
implica na necessidade de lavagem e higienização de lençóis,
toalhas e babadores. Entretanto, não há espaço e estrutura na
unidade para esta lavanderia, sendo necessário projeto de
adequação.
|
Foi
solicitado ao NAED para colocação como prioridade, mas foi
informado que há escolas que tem problemas maiores, e que por
enquanto para encaminhar lençóis e outros materiais para a
família lavar.
|
Direção
NAED
CAE
|
Resposta
Negativa
|
5
|
Construção
de uma casinha de boneca de alvenaria junto com uma biblioteca
infantil
|
Não
temos biblioteca e casinha de boneca de alvenaria na escola,
dificultando a organização dos livros, a definição de espaço
reservado para contação de história e um lugar para realização
de jogos dramáticos próprios de um lugar planejado para este
fim. Assim a construção de um espaço da casinha de boneca com
biblioteca viria suprir a necessidade.
|
Solicitado
ao CAE, mas não houve resposta.
Precisa
ser encaminhado novamente projeto/ideia ao NAED.
|
Direção
NAED
CAE
|
Sem
resposta
|
6
|
Projetar/pensar
um parque alternativo, com brinquedos que permitam
atividades com circuito e com sensações, na frente da escola.
|
Este
local precisa de equipamentos e espaços de brincadeiras mais
diversificados e específicos para as crianças pequenas, pois
muitas crianças quando estão neste buscam o parque lateral,
dificultando o trabalho das turmas que estão naquele espaço.
|
Não
previsto
|
||
7
|
Rever
o ambiente do refeitório para aumentar o prazer estético e ter
um local para expor o trabalho das crianças.
|
O
tempo da alimentação deve ser um momento agradável e
estimulante, que deve contar com marcas do que a criança fazem
em suas salas.
|
Não
previsto
|
||
Pintura
do refeitório
|
Não
previsto
|
||||
---
|
Construção
de escoamento da água fluvial na unidade.
|
A
passarela de entrada fica cheia d´água nos dias de chuva,
levando risco grave de queda as famílias que chegam com suas
crianças, principalmente daquelas de colo.
|
A
ser executado pelo CAE.
|
Feito
em maio.
|
|
Construção
de cisterna para aproveitamento da água da chuva para molhar
hortas
|
Não
previsto
|
Necessidades de reformas para melhoria da estrutura escolar (médio porte)
Prior.
|
Necessidade/
Demanda
|
Justificativa
|
Estratégias/
Ações
|
Responsáveis
|
Status
|
1
|
Colocar
cobertura na frente no espaço das motocas (triciclo)
|
Para
ter um espaço protegido da chuva quando a comunidade aguarda o
atendimento na secretaria/direção. Nos dias de chuva não se
tem local para além da sala de aula para atividades
diversificadas e não há um espaço para realizar reuniões de
qualquer tipo no horário das aulas.
|
conta
escola
|
direção
|
Feito
|
2
|
Cercar
o tanque de areia do parque do fundo
|
Há
gatos que durante a noite defecam no local, contaminando a areia.
|
Chamar
zoonose p/ análise da areia
|
direção
|
Em
fase de orçamento
|
3
|
Colocação
de telas nas portas e janelas da cozinha.
|
Demanda
da supervisão da cozinha para evitar a entrada de moscas, para
manter o cuidado sanitário e higiênico da cozinha.
|
Solicitado
a prefeitura
|
CAE
|
Em
fase de licitação
|
4
|
Colocação
de separação entre o parque lateral e o “bosque” se houver
consenso da equipe pedagógica
|
Há
dois espaços de recreação, o bosque e o parque lateral, e há
um grupo de educadores que considera complicado acompanhar as
crianças circulando nestes dois espaços.
|
Fazer
a cobertura do parque inteiro, tipo cobertura de quadra futebol
de salão, para evitar entrada de gatos e queda de abacate.
|
Em
fase de orçamento
|
|
Construção
de espaço para vivência com água.
|
A
água é um recurso essencial a vida e a criança precisa
aprender a usar, utilizando em atividades recreativas, mas também
planejando seu reuso e racionamento. Para isso seria
importante um espaço para esta vivência de modo mais adequado
aos novos tempo de escassez, considerando entretanto, a
necessidade do lúdico na infância.
|
Não
previsto
|
|||
Construção
de espaço de horta
|
O
projeto de educação alimentar carece de um espaço que não
seja improvisado para mantermos uma horta na unidade.
|
Realizado
com garrafas pet e pneus
|
Zelador
e equipe de educadores
|
Feito
|
|
Troca
dos pisos pavflex quebrados
|
As
salas 02 e 05 devido aos vazamentos de água do telhado estão
com os pisos muito danificados.
|
Não
previsto
|
|||
Colocação
de um tanque de areia próximo as árvores no espaço do bosque.
|
Este
local precisa de equipamentos e espaços de brincadeiras mais
diversificados e específicos para as crianças pequenas, pois
muitas crianças quando estão neste buscam o parque lateral,
dificultando o trabalho das turmas que estão naquele espaço.
|
Não
previsto
|
|||
Construção
de um viveiro/fazendinha ao lado do parque lateral
|
Possibilitaria
ter pequenos animais na escola, facilitando a curiosidade sobre a
vida animal e o desenvolvimento dos projetos das salas.
|
Não
previsto
|
|||
Instalação
de máquina de lavar na cozinha industrial e painel com
disjuntor, aterrado, na cozinha industrial
|
Já
há uma máquina de lavar louça prevista no almoxerifado da
prefeitura, precisa apenas reformar o espaço para instala-la. O
que facilitaria o trabalho das cozinheiras. Além de a cozinha
contar com aparelhos que consomem mais energia, oscilando a rede,
há um freezer que dá choque nas cozinheiras por falta de
aterramento.
|
Solicitado
a prefeitura
|
CAE
|
Encaminhado
para orçamento pela empresa Capital Humano
|
|
Mural
de azulejos na frente das salas
|
Os
murais foram tirado da frente das salas e um quadro de azulejos
auxiliaria na confecção de painéis com as atividades feitas
para as crianças.
|
Não
previsto
|
|||
Prateleiras
para os colchonetes em 3 salas
|
Auxiliaria
a organização dos colchonetes facilitando na hora de guardar em
um local arejado.
|
Material
comprado com o Conta escola e realização pelo zelador e direção
|
Zelador
e Ivan
|
Em
execução
|
|
Pintura
do refeitório
|
No
mês de Janeiro o refeitório não foi pintado, sendo o local e
entrada na escola e aonde as crianças comem seria importante o
cuidado estético com o local.
|
Não
previsto
|
|||
Pintura
da passarela de entrada
|
A
passarela de entrada foi reformada para que não acumulasse mais
água nos dias de chuva. A pintura do local viria completar o
serviço com o desenho de pistas para as motocas e brincadeiras
no chão para as crianças. Revitalizado o local.
|
Está
sendo feito conforme a possibilidade do zelador e material que é
comprado
|
Zelador
|
Em
execução e espera de projeto para a execução
|
|
Mural
de azulejos na frente da escola
|
Permitiria
um espaço para as crianças pintarem que fosse mais fácil para
ser lavado, podendo ser feitos um mural com formato diferentes
que oferecessem uma apresentação estética melhor na frente da
unidade.
|
Foi
feito uma pintura de ávores pela artista plástica Valéria
Menezes, seria necessário chamar azuleijista para fazer
orçamento. Há previsão de recorte no gramado para fazer
“raízes” com caminho de sensações.
|
Direção
Zelador
|
Não
previsto
|
|
Colocação
de um computador na sala de reunião
|
Os
professores precisam de uma sala para usar o computador para
inserir frequência, justificativa de ausência, digitar bilhete,
avaliação e planejamentos.
|
Não
previsto
|
|||
Colocação
de grama no parque aonde está pura terra.
|
As
crianças usam todos os espaços e nesses locais se sujam e sujam
a roupa.
|
Não
previsto
|
|||
Estender
a rede sem fio até as salas 3 e 4 que não pegam
|
As
salas 3 e 4 não chegam o sinal de internet que são usados para
passar vídeos para as crianças e para os pais nas reuniões.
|
Não
previsto
|
|||
Troca
dos vitros do refeitório por outros do tipo venezianas
|
Isto
melhoraria a circulação de ar e permitiria que pássaros que
ficam presos no local saíssem.
|
Não
previsto
|
|||
Colocação
de cobertura no solário das crianças
|
Permitiria
utilizar o solário nos momentos de sol muito intenso.
|
Não
previsto
|
|||
Rebaixar
degrau nas portas de entrada e saída.
|
Possibilitar
acessibilidade para cadeirante.
|
Não
previsto
|
O calor no
período da tarde é mais alto nestas salas.
|
Solicitar a CEB
instalar com o
conta escola
|
Mirthes
|
Em processo
|
Necessidades de aquisição/serviço de pequeno porte
Prior.
|
Necessidade/Demanda
|
Justificativa
|
Estratégias/
Ações
|
Responsáveis
|
Prazo
|
Comprar
impressora ou locar
|
Precisamos
de uma máquina de cópias para atender a demanda dos educadores
e das famílias que buscam a secretaria.
|
Alugar
impressora com o conta escola
|
Direção
|
Feito
|
|
Adquirir
tambor para armazenar material reciclado para o dia da coleta e
organizar coleta seletiva na unidade.
|
Para
realizar um projeto educativo e de conscientização sobre
reciclagem é necessário que a escola tenha esta coleta
seletiva.
|
1
- Enviar ofício para o departamento de limpeza urbana e o DPJ
para receber o conteiner. 2 - Pedir a CEB.
|
Não
previsto
|
||
Comprar
03 televisões planas para as salas de aula.
|
Há
aparelhos de TV antigos de grande dimensão em três salas que
ocupam um espaço maior, que poderia ser mais bem aproveitado,
oferecendo menor risco as crianças.
|
Alterar
proporção de gasto para “Kapital”
|
Direção
Setor
Conta escola
|
||
Colocação
de cortinas nas salas 1 e 2.
|
Trocar
as persianas das salas dos integrais por cortinas permitiria
melhor o sono das crianças e a higienização das mesmas.
|
Foi
feita arrecadação, mas não foi suficiente, então decidiu-se
por utilizar conta escola.
|
Direção
|
Em
execução pela empresa
|
|
Instalação
de uma fechadura elétrica na porta próximo a secretaria para
controlar o horário da entrada dos pais
|
Para
permitir o controle das pessoas externas que adentram à unidade
fora dos horários de entrada e saída.
|
Fazer
com o conta escola.
|
Ivan
|
Foi
solicitado, mas o chaveiro não compareceu.
|
|
Manutenção
dos ventiladores existentes.
|
Os
ventiladores quebrados pelo uso foram removidos dos espaços dos
adultos para as salas das crianças, agora é necessário
conserta-los.
|
Encaminhado
para Eletro-Lar
|
Feito
|
||
Colocação
de mais um ventilador na sala 03 e 05.
|
O
calor no período da tarde é mais alto nestas salas.
|
Solicitar a CEB
instalar com o
conta escola
|
Mirthes
|
Em processo
|
|
Comprar
tanquinho para lavar materiais da unidade
|
Utilizar
recursos do PDDE
|
Ivan
|
Feito
|
||
Garantir
a higienização sistemática do tanque de areia
|
Evitar
riscos de contaminação.
|
Quinzenalmente,
na sexta feira no final do dia, ou sábado de manhã, jogar água
sanitária e revolver a areia.
|
Zelador
|
Em
processo
|
|
Comprar notebook
|
Necessário para os professores passarem filmes/documentário da internet, para organizar reuniões com apresentações, para os educadores digitarem bilhetes e fazerem pesquisas.
|
Necessidades de processos administrativos/pedagógicos
Prior.
|
Necessidade/Demanda
|
Justificativa
|
Estratégias/
Ações
|
Responsáveis
|
Prazo
|
Envolver
a família nos processos de avaliação institucional da unidade
|
A
família e seu filho/filha são os usuários deste sistema
publico de educação e como tal devem participar de sua
avaliação e definição de funcionamento, dentro dos preceitos
estabelecidos na lei.
|
||||
Conscientizar
as famílias que a função do centro de educação infantil, não
é promover a assistência, mas uma educação de
qualidade
|
Este
trabalho precisa ser constante, tendo em conta que o mercado de
trabalho força as famílias a buscarem um lugar para deixar seus
filhos, sem se preocupar com o trabalho educativo que acontece
neste local.
|
||||
Manter
um professor adjunto por período para acompanhamento da demanda
pedagógica
|
Há
muitas ausências que precisam ser substituídas, principalmente
no período da manhã, assim tem uma adjunta para realizar esta
tarefa facilitaria o trabalho nas salas e na gestão, que tem que
se ocupa por um período grande de correr atrás de substituição.
|
||||
Organização
da documentação da unidade
|
No
início de 2013 foram criado livros e revisto espaços na
secretaria para o trabalho burocrático da unidade, passado dois
anos é preciso rever esta organização.
|
||||
Trabalho
pedagógico com as famílias/crianças sobre o uso do espaço
público, reciclagem (lixo) e uso consciente da água.
|
O
conselho de escola levantou o problema do lixo jogado em espaço
público. A unidade tem por princípio utilizá-lo dentro de suas
funções sociais, os parques, praças, bosques, ruas e calçadas.
A água é utilizada e o lixo é produzido na escola e esta, como
instituição pública educativa, ela precisa ser exemplo para a
comunidade.
|
||||
Necessidades de reformas para melhoria da estrutura escolar (grande porte)
Prioridade
Necessidade/Demanda
Justificativa
Estratégias/ Ações
Responsáveis
Prazo
1
Reforma do banheiro dos funcionários, para
transformar em vestiário.
O banheiro dos funcionários é mal planejado
para a quantidade de mulheres que trabalham na unidade, não tem
um vestiário necessário nas empresas que exigem um uniforme.
Acaba sendo muitas vezes utilizado como depósito e não
garante uma privacidade e higienização adequada.
2
Um pátio coberto no espaço externo.
Como todas as salas são utilizadas na unidade
em período integral, é necessário um espaço para reuniões
com os educadores (TDC), com o conselho de escola e para
atividades diversas das realizadas na salas com as crianças.
3
Revisão da parte elétrica e aumento da
altura das tomadas
A unidade iniciou como um EMEI, mas no ano de
2013 passou a atender somente AG1 e AG2, por essa razão há
solicitações de aumentar a altura das tomadas do prédio, pois
as crianças dessa faixa etária mexem nas mesmas. As tomadas
também se encontram no padrão antigo, a algumas que funcionam e
outras não, por vezes ocorre quedas de energia quando se liga
aparelhos elétricos ao mesmo tempo. Os fios dos para-raios foram
furtados e por isso a proteção dos aparelhos nos dias de chuva
se encontra comprometida.
4
Construção da lavanderia
A alteração do atendimento realizado no
final de 2012, que passou a atender exclusivamente a turma do
integral de AG1 e AG2, implica na necessidade de lavagem e
higienização de lençóis, toalhas e babadores. Entretanto, não
há espaço e estrutura na unidade para esta lavanderia, sendo
necessário projeto de adequação.
5
Construção de uma casinha de boneca de
alvenaria junto com uma biblioteca infantil
Não temos biblioteca e casinha de boneca de
alvenaria na escola, dificultando a organização dos livros, a
definição de espaço reservado para contação de história e
um lugar para realização de jogos dramáticos próprios de um
lugar planejado para este fim. Assim a construção de um espaço
da casinha de boneca com biblioteca viria suprir a necessidade.
6
Projetar/pensar um parque alternativo, com
brinquedos que permitam atividades com circuito e com
sensações, na frente da escola.
Este local precisa de equipamentos e espaços
de brincadeiras mais diversificados e específicos para as
crianças pequenas, pois muitas crianças quando estão neste
buscam o parque lateral, dificultando o trabalho das turmas que
estão naquele espaço.
7
Rever o ambiente do refeitório para aumentar
o prazer estético e ter um local para expor o trabalho das
crianças.
O tempo da alimentação deve ser um momento
agradável e estimulante, que deve contar com marcas do que a
criança fazem em suas salas.
---
Construção de escoamento da água fluvial na
unidade.
A passarela de entrada fica cheia d´água nos
dias de chuva, levando risco grave de queda as famílias que
chegam com suas crianças, principalmente daquelas de colo.
A ser executado pelo CAE.
Feito em maio.
Prioridade
|
Necessidade/Demanda
|
Justificativa
|
Estratégias/ Ações
|
Responsáveis
|
Prazo
|
1
|
Reforma do banheiro dos funcionários, para
transformar em vestiário.
|
O banheiro dos funcionários é mal planejado
para a quantidade de mulheres que trabalham na unidade, não tem
um vestiário necessário nas empresas que exigem um uniforme.
Acaba sendo muitas vezes utilizado como depósito e não
garante uma privacidade e higienização adequada.
|
|||
2
|
Um pátio coberto no espaço externo.
|
Como todas as salas são utilizadas na unidade
em período integral, é necessário um espaço para reuniões
com os educadores (TDC), com o conselho de escola e para
atividades diversas das realizadas na salas com as crianças.
|
|||
3
|
Revisão da parte elétrica e aumento da
altura das tomadas
|
A unidade iniciou como um EMEI, mas no ano de
2013 passou a atender somente AG1 e AG2, por essa razão há
solicitações de aumentar a altura das tomadas do prédio, pois
as crianças dessa faixa etária mexem nas mesmas. As tomadas
também se encontram no padrão antigo, a algumas que funcionam e
outras não, por vezes ocorre quedas de energia quando se liga
aparelhos elétricos ao mesmo tempo. Os fios dos para-raios foram
furtados e por isso a proteção dos aparelhos nos dias de chuva
se encontra comprometida.
|
|||
4
|
Construção da lavanderia
|
A alteração do atendimento realizado no
final de 2012, que passou a atender exclusivamente a turma do
integral de AG1 e AG2, implica na necessidade de lavagem e
higienização de lençóis, toalhas e babadores. Entretanto, não
há espaço e estrutura na unidade para esta lavanderia, sendo
necessário projeto de adequação.
|
|||
5
|
Construção de uma casinha de boneca de
alvenaria junto com uma biblioteca infantil
|
Não temos biblioteca e casinha de boneca de
alvenaria na escola, dificultando a organização dos livros, a
definição de espaço reservado para contação de história e
um lugar para realização de jogos dramáticos próprios de um
lugar planejado para este fim. Assim a construção de um espaço
da casinha de boneca com biblioteca viria suprir a necessidade.
|
|||
6
|
Projetar/pensar um parque alternativo, com
brinquedos que permitam atividades com circuito e com
sensações, na frente da escola.
|
Este local precisa de equipamentos e espaços
de brincadeiras mais diversificados e específicos para as
crianças pequenas, pois muitas crianças quando estão neste
buscam o parque lateral, dificultando o trabalho das turmas que
estão naquele espaço.
|
|||
7
|
Rever o ambiente do refeitório para aumentar
o prazer estético e ter um local para expor o trabalho das
crianças.
|
O tempo da alimentação deve ser um momento
agradável e estimulante, que deve contar com marcas do que a
criança fazem em suas salas.
|
|||
---
|
Construção de escoamento da água fluvial na
unidade.
|
A passarela de entrada fica cheia d´água nos
dias de chuva, levando risco grave de queda as famílias que
chegam com suas crianças, principalmente daquelas de colo.
|
A ser executado pelo CAE.
|
Feito em maio.
|
|
Necessidades de reformas para melhoria da estrutura escolar (médio porte)
Prioridade
Necessidade/Demanda
Justificativa
Estratégias/ Ações
Responsáveis
Prazo
1
Colocar
cobertura na frente no espaço das motocas (triciclo)
Para
ter um espaço protegido da chuva quando a comunidade aguarda o
atendimento na secretaria/direção. Nos dias de chuva não se
tem local para além da sala de aula para atividades
diversificadas e não há um espaço para realizar reuniões de
qualquer tipo no horário das aulas.
2
Cercar o tanque de areia do parque do fundo
Há gatos que durante a noite defecam no
local, contaminando a areia.
Chamar zoonose p/ análise da areia
3
Colocação de telas nas portas e janelas da
cozinha.
Demanda da supervisão da cozinha para evitar
a entrada de moscas, para manter o cuidado sanitário e higiênico
da cozinha.
4
Colocação de separação entre o parque
lateral e o “bosque” se houver consenso da equipe pedagógica
Há dois espaços de recreação, o bosque e o
parque lateral, e há um grupo de educadores que considera
complicado acompanhar as crianças circulando nestes dois
espaços.
Construção de espaço para vivência com
água.
A água é um recurso essencial a vida e a
criança precisa aprender a usar, utilizando em atividades
recreativas, mas também planejando seu reuso e racionamento.
Para isso seria importante um espaço para esta vivência
de modo mais adequado aos novos tempo de escassez, considerando
entretanto, a necessidade do lúdico na infância.
Construção de espaço de horta
O projeto de educação alimentar carece de um
espaço que não seja improvisado para mantermos uma horta na
unidade.
Troca dos pisos pavflex quebrados
As salas 02 e 05 devido aos vazamentos de água
do telhado estão com os pisos muito danificados.
Colocação de um tanque de areia próximo as
árvores no espaço do bosque.
Este local precisa de equipamentos e espaços
de brincadeiras mais diversificados e específicos para as
crianças pequenas, pois muitas crianças quando estão neste
buscam o parque lateral, dificultando o trabalho das turmas que
estão naquele espaço.
Construção de um viveiro/fazendinha ao lado
do parque lateral
Possibilitaria ter pequenos animais na escola,
facilitando a curiosidade sobre a vida animal e o desenvolvimento
dos projetos das salas.
Instalação de máquina de lavar na cozinha
industrial e painel com disjuntor, aterrado, na cozinha
industrial
Já há uma máquina de lavar louça prevista
no almoxerifado da prefeitura, precisa apenas reformar o espaço
para instala-la. O que facilitaria o trabalho das cozinheiras.
Além de a cozinha contar com aparelhos que consomem mais
energia, oscilando a rede, há um freezer que dá choque nas
cozinheiras por falta de aterramento.
Mural de azulejos na frente das salas
Os murais foram tirado da frente das salas e
um quadro de azulejos auxiliaria na confecção de painéis com
as atividades feitas para as crianças.
Prateleiras para os colchonetes em 3 salas
Auxiliaria a organização dos colchonetes
facilitando na hora de guardar em um local arejado.
Pintura do refeitório
No mês de Janeiro o refeitório não foi
pintado, sendo o local e entrada na escola e aonde as crianças
comem seria importante o cuidado estético com o local.
Pintura da passarela de entrada
A passarela de entrada foi reformada para que
não acumulasse mais água nos dias de chuva. A pintura do local
viria completar o serviço com o desenho de pistas para as
motocas e brincadeiras no chão para as crianças. Revitalizado o
local.
Mural de azulejos na frente da escola
Permitiria um espaço para as crianças
pintarem que fosse mais fácil para ser lavado, podendo ser
feitos um mural com formato diferentes que oferecessem uma
apresentação estética melhor na frente da unidade.
Troca de pisos das salas 2 e 5
Com o vazamento de água da chuva nessas salas
o piso de pavflex se soltou e precisa de manutenção
Colocação de um computador na sala de
reunião e estender a rede sem fio até as salas 3 e 4 que
não pegam
Os professores precisam de uma sala para usar
o computador para inserir frequência, justificativa de ausência,
digitar bilhete, avaliação e planejamentos. As salas 3 e 4 não
chegam o sinal de internet que são usados para passar vídeos
para as crianças e para os pais nas reuniões.
Colocação de grama no parque aonde está
pura terra.
As crianças usam todos os espaços e nesses
locais se sujam e sujam a roupa.
Prioridade
|
Necessidade/Demanda
|
Justificativa
|
Estratégias/ Ações
|
Responsáveis
|
Prazo
|
1
|
Colocar
cobertura na frente no espaço das motocas (triciclo)
|
Para
ter um espaço protegido da chuva quando a comunidade aguarda o
atendimento na secretaria/direção. Nos dias de chuva não se
tem local para além da sala de aula para atividades
diversificadas e não há um espaço para realizar reuniões de
qualquer tipo no horário das aulas.
|
|||
2
|
Cercar o tanque de areia do parque do fundo
|
Há gatos que durante a noite defecam no
local, contaminando a areia.
|
Chamar zoonose p/ análise da areia
|
||
3
|
Colocação de telas nas portas e janelas da
cozinha.
|
Demanda da supervisão da cozinha para evitar
a entrada de moscas, para manter o cuidado sanitário e higiênico
da cozinha.
|
|||
4
|
Colocação de separação entre o parque
lateral e o “bosque” se houver consenso da equipe pedagógica
|
Há dois espaços de recreação, o bosque e o
parque lateral, e há um grupo de educadores que considera
complicado acompanhar as crianças circulando nestes dois
espaços.
|
|||
Construção de espaço para vivência com
água.
|
A água é um recurso essencial a vida e a
criança precisa aprender a usar, utilizando em atividades
recreativas, mas também planejando seu reuso e racionamento.
Para isso seria importante um espaço para esta vivência
de modo mais adequado aos novos tempo de escassez, considerando
entretanto, a necessidade do lúdico na infância.
|
||||
Construção de espaço de horta
|
O projeto de educação alimentar carece de um
espaço que não seja improvisado para mantermos uma horta na
unidade.
|
||||
Troca dos pisos pavflex quebrados
|
As salas 02 e 05 devido aos vazamentos de água
do telhado estão com os pisos muito danificados.
|
||||
Colocação de um tanque de areia próximo as
árvores no espaço do bosque.
|
Este local precisa de equipamentos e espaços
de brincadeiras mais diversificados e específicos para as
crianças pequenas, pois muitas crianças quando estão neste
buscam o parque lateral, dificultando o trabalho das turmas que
estão naquele espaço.
|
||||
Construção de um viveiro/fazendinha ao lado
do parque lateral
|
Possibilitaria ter pequenos animais na escola,
facilitando a curiosidade sobre a vida animal e o desenvolvimento
dos projetos das salas.
|
||||
Instalação de máquina de lavar na cozinha
industrial e painel com disjuntor, aterrado, na cozinha
industrial
|
Já há uma máquina de lavar louça prevista
no almoxerifado da prefeitura, precisa apenas reformar o espaço
para instala-la. O que facilitaria o trabalho das cozinheiras.
Além de a cozinha contar com aparelhos que consomem mais
energia, oscilando a rede, há um freezer que dá choque nas
cozinheiras por falta de aterramento.
|
||||
Mural de azulejos na frente das salas
|
Os murais foram tirado da frente das salas e
um quadro de azulejos auxiliaria na confecção de painéis com
as atividades feitas para as crianças.
|
||||
Prateleiras para os colchonetes em 3 salas
|
Auxiliaria a organização dos colchonetes
facilitando na hora de guardar em um local arejado.
|
||||
Pintura do refeitório
|
No mês de Janeiro o refeitório não foi
pintado, sendo o local e entrada na escola e aonde as crianças
comem seria importante o cuidado estético com o local.
|
||||
Pintura da passarela de entrada
|
A passarela de entrada foi reformada para que
não acumulasse mais água nos dias de chuva. A pintura do local
viria completar o serviço com o desenho de pistas para as
motocas e brincadeiras no chão para as crianças. Revitalizado o
local.
|
||||
Mural de azulejos na frente da escola
|
Permitiria um espaço para as crianças
pintarem que fosse mais fácil para ser lavado, podendo ser
feitos um mural com formato diferentes que oferecessem uma
apresentação estética melhor na frente da unidade.
|
||||
Troca de pisos das salas 2 e 5
|
Com o vazamento de água da chuva nessas salas
o piso de pavflex se soltou e precisa de manutenção
|
||||
Colocação de um computador na sala de
reunião e estender a rede sem fio até as salas 3 e 4 que
não pegam
|
Os professores precisam de uma sala para usar
o computador para inserir frequência, justificativa de ausência,
digitar bilhete, avaliação e planejamentos. As salas 3 e 4 não
chegam o sinal de internet que são usados para passar vídeos
para as crianças e para os pais nas reuniões.
|
||||
Colocação de grama no parque aonde está
pura terra.
|
As crianças usam todos os espaços e nesses
locais se sujam e sujam a roupa.
|
||||
Necessidades de aquisição/serviço de pequeno porte
Prioridade
Necessidade/Demanda
Justificativa
Estratégias/ Ações
Responsáveis
Prazo
Comprar impressora ou locar
Precisamos de uma máquina de cópias para
atender a demanda dos educadores e das famílias que buscam a
secretaria.
Alugar impressora com o conta escola
Adquirir tambor para armazenar material
reciclado para o dia da coleta e organizar coleta seletiva na
unidade.
Para realizar um projeto educativo e de
conscientização sobre reciclagem é necessário que a escola
tenha esta coleta seletiva.
1 - Enviar ofício para o departamento de
limpeza urbana e o DPJ para receber o conteiner. 2 - Pedir a CEB.
Comprar 03 televisões planas para as salas de
aula.
Há aparelhos de TV antigos de grande dimensão
em três salas que ocupam um espaço maior, que poderia ser mais
bem aproveitado, oferecendo menor risco as crianças.
Utilizar recursos do PDDE para comprar para
sala 5.
Colocação de cortinas nas salas 1 e 2.
Trocar as persianas das salas dos integrais
por cortinas permitiria melhor o sono das crianças e a
higienização das mesmas.
Organizar arrecadação com a venda de pastéis
e refrigerantes em festa no sábado.
Instalação de uma fechadura elétrica na
porta próximo a secretaria para controlar o horário da entrada
dos pais
Para permitir o controle das pessoas externas
que adentram à unidade fora dos horários de entrada e saída.
Fazer com o conta escola.
Manutenção dos ventiladores
existentes.
Os ventiladores quebrados pelo uso foram
removidos dos espaços dos adultos para as salas das crianças,
agora é necessário conserta-los.
1 - Pai do Matheo irá encaminhar para
manutenção. Utilizar recursos do Conta Escola.
2 - Devolver para o depósito da prefeitura.
Colocação de mais um ventilador na sala 03 e
05.
O calor no período da tarde é mais alto
nestas salas.
Solicitar a CEB
Comprar tanquinho para lavar materiais da
unidade
Utilizar recursos do PDDE
Prioridade
|
Necessidade/Demanda
|
Justificativa
|
Estratégias/ Ações
|
Responsáveis
|
Prazo
|
Comprar impressora ou locar
|
Precisamos de uma máquina de cópias para
atender a demanda dos educadores e das famílias que buscam a
secretaria.
|
Alugar impressora com o conta escola
|
|||
Adquirir tambor para armazenar material
reciclado para o dia da coleta e organizar coleta seletiva na
unidade.
|
Para realizar um projeto educativo e de
conscientização sobre reciclagem é necessário que a escola
tenha esta coleta seletiva.
|
1 - Enviar ofício para o departamento de
limpeza urbana e o DPJ para receber o conteiner. 2 - Pedir a CEB.
|
|||
Comprar 03 televisões planas para as salas de
aula.
|
Há aparelhos de TV antigos de grande dimensão
em três salas que ocupam um espaço maior, que poderia ser mais
bem aproveitado, oferecendo menor risco as crianças.
|
Utilizar recursos do PDDE para comprar para
sala 5.
|
|||
Colocação de cortinas nas salas 1 e 2.
|
Trocar as persianas das salas dos integrais
por cortinas permitiria melhor o sono das crianças e a
higienização das mesmas.
|
Organizar arrecadação com a venda de pastéis
e refrigerantes em festa no sábado.
|
|||
Instalação de uma fechadura elétrica na
porta próximo a secretaria para controlar o horário da entrada
dos pais
|
Para permitir o controle das pessoas externas
que adentram à unidade fora dos horários de entrada e saída.
|
Fazer com o conta escola.
|
|||
Manutenção dos ventiladores
existentes.
|
Os ventiladores quebrados pelo uso foram
removidos dos espaços dos adultos para as salas das crianças,
agora é necessário conserta-los.
|
1 - Pai do Matheo irá encaminhar para
manutenção. Utilizar recursos do Conta Escola.
2 - Devolver para o depósito da prefeitura.
|
|||
Colocação de mais um ventilador na sala 03 e
05.
|
O calor no período da tarde é mais alto
nestas salas.
|
Solicitar a CEB
|
|||
Comprar tanquinho para lavar materiais da
unidade
|
Utilizar recursos do PDDE
|
Necessidades de processos administrativos/pedagógicos
Prioridade
Necessidade/Demanda
Justificativa
Estratégias/ Ações
Responsáveis
Prazo
Envolver a família nos processos de avaliação
institucional da unidade
A família e seu filho/filha são os usuários
deste sistema publico de educação e como tal devem participar
de sua avaliação e definição de funcionamento, dentro dos
preceitos estabelecidos na lei.
Conscientizar as famílias que a função do
centro de educação infantil, não é promover a assistência,
mas uma educação de qualidade
Este trabalho precisa ser constante, tendo em
conta que o mercado de trabalho força as famílias a buscarem um
lugar para deixar seus filhos, sem se preocupar com o trabalho
educativo que acontece neste local.
Garantir a higienização sistemática do
tanque de areia
Evitar riscos de contaminação.
Manter um professor adjunto por período para
acompanhamento da demanda pedagógica
Há muitas ausências que precisam ser
substituídas, principalmente no período da manhã, assim tem
uma adjunta para realizar esta tarefa facilitaria o trabalho nas
salas e na gestão, que tem que se ocupa por um período grande
de correr atrás de substituição.
Organização da documentação da unidade
No início de 2013 foram criado livros e
revisto espaços na secretaria para o trabalho burocrático da
unidade, passado dois anos é preciso rever esta organização.
Trabalho pedagógico com as famílias/crianças
sobre o uso do espaço público, reciclagem (lixo) e uso
consciente da água.
O conselho de escola levantou o problema do
lixo jogado em espaço público. A unidade tem por princípio
utilizá-lo dentro de suas funções sociais, os parques, praças,
bosques, ruas e calçadas. A água é utilizada e o lixo é
produzido na escola e esta, como instituição pública
educativa, ela precisa ser exemplo para a comunidade.
Prioridade
|
Necessidade/Demanda
|
Justificativa
|
Estratégias/ Ações
|
Responsáveis
|
Prazo
|
Envolver a família nos processos de avaliação
institucional da unidade
|
A família e seu filho/filha são os usuários
deste sistema publico de educação e como tal devem participar
de sua avaliação e definição de funcionamento, dentro dos
preceitos estabelecidos na lei.
|
||||
Conscientizar as famílias que a função do
centro de educação infantil, não é promover a assistência,
mas uma educação de qualidade
|
Este trabalho precisa ser constante, tendo em
conta que o mercado de trabalho força as famílias a buscarem um
lugar para deixar seus filhos, sem se preocupar com o trabalho
educativo que acontece neste local.
|
||||
Garantir a higienização sistemática do
tanque de areia
|
Evitar riscos de contaminação.
|
||||
Manter um professor adjunto por período para
acompanhamento da demanda pedagógica
|
Há muitas ausências que precisam ser
substituídas, principalmente no período da manhã, assim tem
uma adjunta para realizar esta tarefa facilitaria o trabalho nas
salas e na gestão, que tem que se ocupa por um período grande
de correr atrás de substituição.
|
||||
Organização da documentação da unidade
|
No início de 2013 foram criado livros e
revisto espaços na secretaria para o trabalho burocrático da
unidade, passado dois anos é preciso rever esta organização.
|
||||
Trabalho pedagógico com as famílias/crianças
sobre o uso do espaço público, reciclagem (lixo) e uso
consciente da água.
|
O conselho de escola levantou o problema do
lixo jogado em espaço público. A unidade tem por princípio
utilizá-lo dentro de suas funções sociais, os parques, praças,
bosques, ruas e calçadas. A água é utilizada e o lixo é
produzido na escola e esta, como instituição pública
educativa, ela precisa ser exemplo para a comunidade.
|
||||
2014
No dia 12 de março o
conselho de escola definiu como sendo prioridade de gastos:
Necessidade
demandada
|
Orçam.
|
Justificativa
|
REVISÃO
|
|
1
|
Adequar
o encanamento para que a água utilizada seja toda proveniente da
caixa d'água e reformar o encanamento da cozinha (torneira com
filtro)
|
Quando
acaba a água no bairro a caixa d'água abastece toda a escola com
a exceção dos banheiros, que ficam sem água, limitando o
atendimento de crianças nesses dias. A torneira da cozinha que
tem o filtro de água fica sem o filtro, pois quando este se
encontra em funcionamento a água não tem pressão na torneira.
|
OK
|
|
2
|
Aumentar
a porta da cozinha e arrumar fiação
|
Instalar
o freezer recebido da prefeitura.
|
Falta colocar um disjuntor e fio terra
|
|
3
|
Colocação
de 04 espelhos de 1mx1m, com moldura e manta atrás, nas salas de
aula.
|
R$
700,00
|
Para
desenvolver a autoimagem/identidade se ver é importante,
principalmente na faixa etária das crianças de nossa unidade.
|
Espelhos colocados
Cortina foi colocado em na sala 04 e está previsto colocação para a sala 03 em janeiro. Faltará as salas 01, 02 e 05. |
3
|
Trocar
persianas da salas dos integrais por cortinas, permitindo o sono
das crianças.
|
|||
4
|
Colocar
cobertura na frente no espaço das motocas (triciclo)
|
3940
(2x1470)
|
Para
ter um espaço protegido da chuva quando a comunidade aguarda o
atendimento na secretaria/direção. Nos dias de chuva não se tem
local para além da sala de aula para atividades diversificadas e
não há um espaço para realizar reuniões de qualquer tipo no
horário das aulas.
|
Não foi feito. Foi solicitado projeto do CAE, mas pedido
|
5
|
Comprar
lixeiras e recipiente (tambor) para reciclagem
|
Na
escola há projeto de meio ambiente e sustentabilidade, mas não
há coleta de lixo reciclado.
|
||
6
|
Construção
de uma casinha de Boneca de alvenaria com um anexo estruturado
para espaço de biblioteca.
|
Para
realização de jogos dramáticos com as crianças o espaço da
casinha de boneca é um local importante para que os educadores
possam pensar em atividades diversificadas em que isto seja
plenamente realizado.
|
Solicitar
a Coordenadoria de Arquitetura Escolar da Prefeitura (CAE).
|
Metas Educacionais
Metas
|
Ações
|
1- Explorar as mais variadas manifestações do
brincar
|
1.Vivenciar momentos
de expressão na dança, música, nas dramatizações;
Exposição dos trabalhos das crianças na
escola, com o seu brincar.
|
2- Tornar o ambiente mais prazeroso
sensibilizando as crianças a ter um olhar estético, articulado
da arte, estimulador e acolhedor, possibilitando a convivência
com diferentes Linguagens.
|
2. Decorar as
paredes da sala com produções das próprias crianças.
Exposições nos
painéis/bancadas
Pesquisas e
experimentação de diferentes técnicas de pintura, colagem, e
demais manifestações artísticas.
Pesquisas junto aos pais e familiares.
|
3.Conscientizar as crianças sobre a
importância de uma alimentação saudável, aproveitamento de
alimentos (não ao desperdiço).
|
3.Implantação do Auto serviço.
|
4. – Construir conhecimentos através da
brincadeira, possibilitando uma maior socialização e autonomia.
|
4.Brincadeiras no
parque (livre e dirigidas).
Atividades em salas
nos espaços diversificados.
Hora de
historias,cantigas de roda, teatro, faz de conta, culinária,
jogos etc.
Uso da casinha de
bonecas.
Músicas regionais e
folclóricas.
Brincadeiras
cantadas.
Inserção da criança para explorar outros
espaços além da escola com saídas pedagógicas contemplando os
eixos propostos nos planos de trabalho de cada turma
|
5. Ampliar o trabalho de educação alimentar.
|
5.Apresentar
alimentos do cardápio.
. Estimular a
degustação de verduras legumes e frutas.
. Orientar as
crianças quanto a mastigação correta dos alimentos.
. Orientá-las
quanto ao uso correto dos talheres.
. Promover o
auto-servimento dosando a quantidade quanto ao desperdício.
.Estimular a
autonomia do AG I durante as refeições
|
6. Ampliação da autonomia e independência da
criança;
|
6. -
Percepção do desenvolvimento integral da criança;
- Envolvimento da
criança com o trabalho;
-
Desenvolvimento das diferentes
Linguagens;
- Organização da
criança no espaço escolar;
-Rotinas estáveis
- Materiais
diversificados
-Atenção para cada uma
e todas
as crianças
|
13. Promover diferentes tipos de registro
pedagógico.
|
13 Organização de
portfólio individual e do grupo permitindo o acompanhamento do
desenvolvimento infantil
-Registros coletivos e individuais que permitem
ao professor/ equipe pedagógica, analisar o desenvolvimento das
crianças integralmente. de seu trabalho cotidiano
|
16 Manter um professor adjunto por período
para acompanhamento da demanda pedagógica.
|
Solicitação ao NAED
|
Metas Estruturais
Metas
|
Ações
|
01-Reforma do refeitório para melhorar a
ventilação e o prazer estético. Aproveitando o espaço pra
apresentar o trabalho das crianças.
|
10 - Contratação de serviço com o conta
escola, de alvenaria, serralheria e pintura.
|
04- Aquisição de mais brinquedos de parque.
|
A – Verificação
em outras unidades que dispõe de brinquedos de parque que não
usam;
|
05 - Diversificação dos espaços externos,
pensando em um parque alternativo, com brinquedos que permitam
atividades com circuito e com sensações.
|
Criação de uma
comissão responsável
Levantamento de
possibilidades para esse parque;
Construção de um
projeto, com seleção de brinquedos;
Levantamento de
custo;
Levantamento de recursos.
|
06 - Construção de uma Casinha de Boneca.
|
Solicitação à prefeitura
|
07- Construção de uma área coberta, tipo
quiosque.
|
Solicitação à prefeitura
|
08 - Construção de um espaço para
experiências com água, tipo chuveirão.
|
Criação de uma
comissão responsável
Levantamento de
possibilidades para esse parque;
Construção de um
projeto, com seleção de brinquedos;
Levantamento de
custo;
Levantamento de recursos.
|
09 - Construção de um e espaço para
trabalhos com horta.
|
Criação de uma
comissão responsável
Levantamento de
possibilidades para esse parque;
Construção de um
projeto, com seleção de brinquedos;
Levantamento de
custo;
Levantamento de recursos.
|
10.Colocação de porta para acesso da área
externa na sala do AG2D/AG2E
|
Solicitação à prefeitura
|
11 – Construção de uma lavanderia na escola
e reforma do banheiro/vestiário dos funcionários.
|
Solicitação à prefeitura
|
13 – Manutenção e instalação de portões
e portas da unidade.
|
Utilização dos recursos do Conta Escola
|
Metas para aquisição
Metas
|
Ações
|
01-Compra
de brinquedos.
|
Levantar as
necessidades de brinquedos
Levantamento de
custo/orçamento;
Discussão de
prioridades
Compra com recursos do Conta Escola
|
02 - Trocar persianas da salas dos integrais
por cortinas, permitindo o sono das crianças.
|
Levantamento de
orçamentos;
Rediscutir a partir dos valores encontrados e
os recursos disponíveis;
|
03 - Ampliar os
recursos áudio visuais da unidade, visando a melhoria do
desenvolvimento do trabalho.
|
Orçamento para
aquisição de mais três aparelhos de TV/DVD; 02 máquinas
fotográficas digitais e dois cartões de memória para as
turmas; rádios para reposição dos que não funcionam.
Discussão de
prioridades frente aos valores encontrados e recursos existentes;
Compra com recursos
do PDDE.
Manutenção de um computador para uso dos
professores, com acesso à internet e impressora.
|
Metas Pedagógico-Administrativas
Metas
|
Ações
|
01. Avaliar constantemente todos os segmentos
da unidade escolar
|
01. Educação da comunidade escolar para o
exercício de avaliar instituição em todos os momentos
formativos previstos nos tempos pedagógicos.
|
02. Garantir acesso e participação dos
membros do Conselho de Escola
|
02. Formação da
comunidade escolar sobre a importância deste colegiado.
Construir um espaço que seja consultivo,
deliberativo e participativo, tendo função real na unidade.
|
03. Gestão democrática e melhoria do clima
organizacional
|
03. Relação de
companheirismo entre a equipe escolar;
Ampliação de
dialogo e integração nas reuniões;
Utilização dos
colegiados como espaço para decisões;
Cobrar ações definidas nos colegiados
|
04. Atualização pedagógica aos educadores,
visando ampliar suas experiências culturais e artísticas.
|
04. Garantir a
participação dos educadores em palestras, seminários,
encontros, cursos de pequena duração, exposições de
artes e outras
visitas.
-As
reuniões pedagógicas de integração serão realizadas com os
profissionais da unidade, tendo como objetivo atender a demanda de
atenção ao trabalho pedagógico e seus grandes eixos:
1
- Alimentação saudável;
2
- Acolhendo a família e a comunidade;
3
- Educação Ambiental e sustentabilidade;
4
- Responsabilidade, cuidado e interação com animais domésticos.
5
- Inclusão da diversidade.
|
05- Ampliar o vinculo da família com a escola
|
Manutenção de Palestras, Oficinas,
Exposições, Pesquisas, Relatos das crianças, Vídeos, Reuniões
de pais e Apresentações.
|
06.Conscientizar os pais sobre a importância
da educação infantil, assim como, oportunizar momentos de
reflexão sobre a educação de seus filhos.
|
06. Agendar
palestras com profissionais que tratem de assuntos sobre a
educação e comportamento infantil.
Ampliação do
dialogo entre família e escola
Organizar momentos de escola aberta aos pais e
comunidade
|
07 – Organização da documentação da
unidade.
|
Criação de pastas, livros atas que se fizerem
necessários, organização do arquivo morto, dos prontuários e
normatização de procedimentos.
|
2013
O Banheiro do AG1:
Necessidades percebidas na unidade
Novas necessidades solicitadas
Necessidade
demandada
|
Orçamento
|
Justificativa
|
AÇÃO
|
|
Colocação
de 04 espelhos de 1mx1m, com moldura e manta atrás, nas salas de
aula.
|
R$
700,00
|
Para
desenvolver a auto-imagem/identidade se ver é importante,
principalmente na faixa etária das crianças de nossa unidade.
|
Orçamento
|
|
Trocar
vidros quebrados
|
||||
Fixar
brinquedos de plástico maiores no lado externo (casinha e
gira-gira)
|
R$
800,00
|
São
brinquedos que podem ser roubados, mas que são muito pesados para
serem transportados todos os dias para dentro das salas. Estragam
o piso da sala, enche de areia e vão se danificando no
transporte.
|
Orçamento
|
|
Reformar
o banheiro dos AG2s para ter mais espaço para banho e trocas.
|
Há
um número grande de crianças por sala, no ano de 2014 esse
número será maior ainda, e nos banheiros só há um espaço para
banhos e trocas, o que se torna inviável para a rotina do
dia a dia.
|
Fazer
projeto
|
||
Retirar
bebedouro (dos adultos) e mesa (com microondas em cima) da
extremidade do refeitório.
|
Com
o aumento do número de crianças em 2014 é necessário
reorganizar o refeitório de forma a comporta-los com
mais mesas e cadeiras.
|
|||
Adequar
o encanamento para que a água utilizada seja toda proveniente da
caixa d'água e reformar o encanamento de água da cozinha
(torneira com filtro)
|
Quando
acaba a água no bairro a caixa d'água abastece toda a escola com
a exceção dos banheiros, que ficam sem água, limitando o
atendimento de crianças nesses dias. A torneira da cozinha que
tem o filtro de água fica sem o filtro, pois quando este se
encontra em funcionamento a água não tem pressão na torneira.
|
|||
Desenhar no chão da frente da secretaria uma pista para motocas, assim como para outras brincadeiras.
|
Metas Estruturais a serem solicitadas a Coordenadoria de Arquitetura Escolar.
-
Necessidade
demandada
Orçamento
Justificativa
AÇÃO
1
Reforma
do banheiro do AGI
O
banheiro do agrupamento 01 não tem ventilação, possui um vaso
sanitário inoperante, as torneiras não são adequadas à altura
das crianças, não há degraus de acesso para os bebês
maiores. Devido a estrutura do banheiro do AG1 que não
oferecem condições ergonomicas adequadas, a gestão da unidade
teve que realocar três profissionais da sala por problemas de
saúde, relacionados ao levantamento de peso, sendo que uma das
monitoras ficou afastada de suas funções por mais de três
meses. Como a reforma deste banheiro envolve questões de saúde
para os profissionais, que implicam no atendimento das crianças,
do mesmo modo que envolve questões técnicas de ergonomia e
implicam em custo elevado, consideramos necessário o apoio da
prefeitura, na figura da coordenadoria de arquitetura escolar.
Solicitar
a Coordenadoria de Arquitetura Escolar da Prefeitura (CAE).
Em
razão da necessidade de mexer na estrutura do prédio e de ser
um valor muito alto para o Conta-Escola.
2
Construção
de uma casinha de Boneca de alvenaria.
Para
realização de jogos dramaticos com as crianças o espaço da
casinha de boneca é um local importante para que os educadores
possam pensar em atividades diversificadas em que isto seja
plenamente realizado.
Solicitar
a Coordenadoria de Arquitetura Escolar da Prefeitura (CAE).
Em
razão do CAE já ter uma planta e de ser um valor muito alto
para o Conta-Escola.
3
Construção
de uma lavanderia
A
alteração do atendimento realizado no final de 2012, que passou
a atender exclusivamente a turma do integral de AG1 e AG2,
implica na necessidade de lavagem e higienização de lençóis,
toalhas e babadores. Entretanto, não há espaço e
estrutura na unidade para esta lavanderia, sendo necessário
projeto de adequação/ampliação. Como as crianças se
encontram sob a responsabilidade da prefeitura no período em que
estão na unidade, a limpeza destes materiais pela família não
garante sua correta higienização, implicando em questões de
saúde para os bebês e crianças.
Solicitar
a Coordenadoria de Arquitetura Escolar da Prefeitura (CAE).
Em
razão da necessidade de mexer na estrutura do prédio e de ser
um valor muito alto para o Conta-Escola.
4
Reforma
do banheiro/vestiário dos funcionários.
Esta
unidade de educação atende somente crianças de AG1 e AG2,
turmas que possuem maior número de educadoras envolvidas.
Atualmente trabalham na unidade 34 mulheres e 03 homens, tendo
ainda a possibilidade de ampliação do número de funcionários
se houver aumento do número de matriculados. Porém, o espaço
dos banheiros, além de ser pequeno, se encontra com uma
estrutura precária, que não oferece condições mínimas de
conforto e higiêne para sua utilização.
Solicitar
a Coordenadoria de Arquitetura Escolar da Prefeitura (CAE).
Em
razão da necessidade de mexer na estrutura do prédio e de ser
um valor muito alto para o Conta-Escola.
5
Revisão
parte elétrica
Esta
unidade de educação tem por volta de 25 anos de funcionamento,
contudo, de acordo com os funcionários mais antigos, nunca foi
realizado uma manutenção que fizesse uma revisão da parte
elétrica. Por esta razão, além de
ter tomadas que não estão de acordo com o novo padrão
estabelecido, muitas dessas tomadas estão na altura das crianças
pequenas, muitas não funcionam e por vezes ocorre variação da
tensão. O que dificulta esta manutenção por conta da escola,
além do valor, é que quando consultamos profissionais da área
para realizar o serviço, temos indicações de preços e
avaliação da real necessidade muito diversa. Por isso seria
importante o acompanhamento desta coordenadoria, de modo a
garantir que seja realizado o serviço que realmente é
necessário, com preço justo e nas condições técnicas
corretas.
Solicitar
a Coordenadoria de Arquitetura Escolar da Prefeitura (CAE).
Em
razão da necessidade de mexer na estrutura do prédio e de ser
um valor muito alto para o Conta-Escola.
Construção/instalação
de venezianas no refeitório para haver ventilação no espaço
R$
4.000,00
No
espaço central da escola há um refeitório com pé direito
alto, aonde além do servimento das refeições, ocorre também
as reuniões com as famílias das crianças. Contudo, este espaço
não tem ventilação, sendo necessário a contrução de janelas
basculantes para melhorar a circulação de ar no local. Já foi
feito levantamento de custo para a realização da reforma,
entretanto, apesar desta ser importante, a necessidade de
adaptação dos parques e compra de brinquedos para faixa etária
e a necessidade de adequar outros espaços e situações na
unidade, limitam a capacidade do conta -escola para a realização
deste serviço. Por esta razão e por ser necessário mexer na
estrutura das paredes do refeitório, a unidade carece do apoio
da coordenadoria de arquitetura escolar para a execução desta
obra.
Solicitar
a Coordenadoria de Arquitetura Escolar da Prefeitura (CAE).
Em
razão da necessidade de mexer na estrutura do prédio e de ser
um valor muito alto para o Conta-Escola.
Colocação
de porta para acesso da área externa na sala do AG2C/AG2E
O
espaço da área externa de um Centro de Educação Infantil é
uma extensão da sala de aula, onde as crianças podem viver sua
infância e desenvolver seu potencial. Esta ligação da sala de
aula com esse espaço externo nas escolas,
principalmente nas unidades que atendem crianças pequenas,
permitem que uma ligação mais íntima entre estes espaços seja
mais desenvolvida. Contudo, fazer uma porta na sala envolve
aspectos estruturais que precisariam ser acompanhados pela
coordenadoria de arquitetura escolar.
Solicitar
a Coordenadoria de Arquitetura Escolar da Prefeitura (CAE).
Em
razão da necessidade de mexer na estrutura do prédio e de ser
um valor muito alto para o Conta-Escola.
Necessidade
demandada
|
Orçamento
|
Justificativa
|
AÇÃO
|
|
1
|
Reforma
do banheiro do AGI
|
O
banheiro do agrupamento 01 não tem ventilação, possui um vaso
sanitário inoperante, as torneiras não são adequadas à altura
das crianças, não há degraus de acesso para os bebês
maiores. Devido a estrutura do banheiro do AG1 que não
oferecem condições ergonomicas adequadas, a gestão da unidade
teve que realocar três profissionais da sala por problemas de
saúde, relacionados ao levantamento de peso, sendo que uma das
monitoras ficou afastada de suas funções por mais de três
meses. Como a reforma deste banheiro envolve questões de saúde
para os profissionais, que implicam no atendimento das crianças,
do mesmo modo que envolve questões técnicas de ergonomia e
implicam em custo elevado, consideramos necessário o apoio da
prefeitura, na figura da coordenadoria de arquitetura escolar.
|
Solicitar
a Coordenadoria de Arquitetura Escolar da Prefeitura (CAE).
Em
razão da necessidade de mexer na estrutura do prédio e de ser
um valor muito alto para o Conta-Escola.
|
|
2
|
Construção
de uma casinha de Boneca de alvenaria.
|
Para
realização de jogos dramaticos com as crianças o espaço da
casinha de boneca é um local importante para que os educadores
possam pensar em atividades diversificadas em que isto seja
plenamente realizado.
|
Solicitar
a Coordenadoria de Arquitetura Escolar da Prefeitura (CAE).
Em
razão do CAE já ter uma planta e de ser um valor muito alto
para o Conta-Escola.
|
|
3
|
Construção
de uma lavanderia
|
A
alteração do atendimento realizado no final de 2012, que passou
a atender exclusivamente a turma do integral de AG1 e AG2,
implica na necessidade de lavagem e higienização de lençóis,
toalhas e babadores. Entretanto, não há espaço e
estrutura na unidade para esta lavanderia, sendo necessário
projeto de adequação/ampliação. Como as crianças se
encontram sob a responsabilidade da prefeitura no período em que
estão na unidade, a limpeza destes materiais pela família não
garante sua correta higienização, implicando em questões de
saúde para os bebês e crianças.
|
Solicitar
a Coordenadoria de Arquitetura Escolar da Prefeitura (CAE).
Em
razão da necessidade de mexer na estrutura do prédio e de ser
um valor muito alto para o Conta-Escola.
|
|
4
|
Reforma
do banheiro/vestiário dos funcionários.
|
Esta
unidade de educação atende somente crianças de AG1 e AG2,
turmas que possuem maior número de educadoras envolvidas.
Atualmente trabalham na unidade 34 mulheres e 03 homens, tendo
ainda a possibilidade de ampliação do número de funcionários
se houver aumento do número de matriculados. Porém, o espaço
dos banheiros, além de ser pequeno, se encontra com uma
estrutura precária, que não oferece condições mínimas de
conforto e higiêne para sua utilização.
|
Solicitar
a Coordenadoria de Arquitetura Escolar da Prefeitura (CAE).
Em
razão da necessidade de mexer na estrutura do prédio e de ser
um valor muito alto para o Conta-Escola.
|
|
5
|
Revisão
parte elétrica
|
Esta
unidade de educação tem por volta de 25 anos de funcionamento,
contudo, de acordo com os funcionários mais antigos, nunca foi
realizado uma manutenção que fizesse uma revisão da parte
elétrica. Por esta razão, além de
ter tomadas que não estão de acordo com o novo padrão
estabelecido, muitas dessas tomadas estão na altura das crianças
pequenas, muitas não funcionam e por vezes ocorre variação da
tensão. O que dificulta esta manutenção por conta da escola,
além do valor, é que quando consultamos profissionais da área
para realizar o serviço, temos indicações de preços e
avaliação da real necessidade muito diversa. Por isso seria
importante o acompanhamento desta coordenadoria, de modo a
garantir que seja realizado o serviço que realmente é
necessário, com preço justo e nas condições técnicas
corretas.
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Solicitar
a Coordenadoria de Arquitetura Escolar da Prefeitura (CAE).
Em
razão da necessidade de mexer na estrutura do prédio e de ser
um valor muito alto para o Conta-Escola.
|
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Construção/instalação
de venezianas no refeitório para haver ventilação no espaço
|
R$
4.000,00
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No
espaço central da escola há um refeitório com pé direito
alto, aonde além do servimento das refeições, ocorre também
as reuniões com as famílias das crianças. Contudo, este espaço
não tem ventilação, sendo necessário a contrução de janelas
basculantes para melhorar a circulação de ar no local. Já foi
feito levantamento de custo para a realização da reforma,
entretanto, apesar desta ser importante, a necessidade de
adaptação dos parques e compra de brinquedos para faixa etária
e a necessidade de adequar outros espaços e situações na
unidade, limitam a capacidade do conta -escola para a realização
deste serviço. Por esta razão e por ser necessário mexer na
estrutura das paredes do refeitório, a unidade carece do apoio
da coordenadoria de arquitetura escolar para a execução desta
obra.
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Solicitar
a Coordenadoria de Arquitetura Escolar da Prefeitura (CAE).
Em
razão da necessidade de mexer na estrutura do prédio e de ser
um valor muito alto para o Conta-Escola.
|
|
Colocação
de porta para acesso da área externa na sala do AG2C/AG2E
|
O
espaço da área externa de um Centro de Educação Infantil é
uma extensão da sala de aula, onde as crianças podem viver sua
infância e desenvolver seu potencial. Esta ligação da sala de
aula com esse espaço externo nas escolas,
principalmente nas unidades que atendem crianças pequenas,
permitem que uma ligação mais íntima entre estes espaços seja
mais desenvolvida. Contudo, fazer uma porta na sala envolve
aspectos estruturais que precisariam ser acompanhados pela
coordenadoria de arquitetura escolar.
|
Solicitar
a Coordenadoria de Arquitetura Escolar da Prefeitura (CAE).
Em
razão da necessidade de mexer na estrutura do prédio e de ser
um valor muito alto para o Conta-Escola.
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Metas Estruturais demandadas pela escola (funcionários e conselho de escola).
Necessidade
demandada
|
Orçamento
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Justificativa
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AÇÃO
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1
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Colocação
de telas nas portas e janelas da cozinha.
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Levantamento
de empresa e fazer orçamento
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||
2
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Manutenção
das fechaduras, instalação de uma elétrica na porta próximo a
secretaria para controlar o horário da entrada dos pais, cópias
de chave do cadeado do portão e colocar trinco no lado de fora da
porta.
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500+300
|
Levantamento
de empresa e fazer orçamento
|
|
3
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Colocação
de grades nas portas externas das salas do 1A, 2A e 2B e telas nas
existentes para evitar que as crianças prendam a perna no vão.
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R$890,00
|
Levantamento
de empresa e fazer orçamento
|
|
Rever
o ambiente do refeitório
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Para
aumentar o prazer estético, ter um local para expor o trabalho
das crianças e aumentar a capacidade de atendimento tendo em
conta o aumento no número de crianças na unidade.
|
Falta
projeto
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Cercar
com alambrado o tanque de areia;
|
Para
evitar urina e fezes de gato que coloca em risco a saúde das
crianças pequenas que brincam nesse espaço;
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|||
Readequação
dos brinquedos existentes no parque do fundo.
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650
|
Falta
terminar os balanços e pagar
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||
Projetar/pensar
um parque alternativo, com brinquedos na frente da escola.
|
Permitir
atividades com circuito e com sensações, aumentando a
diversidade de explorações possíveis.
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Precisa
organizar grupo de trabalho para pensar um projeto
|
||
Construção
de uma área coberta, tipo quiosque, para atividades externas com
as crianças e reuniões com pais.
|
Nos
dias de chuva não se tem local para além da sala de aula para
atividades diversificadas e não há um espaço para realizar
reuniões de qualquer tipo no horário das aulas.
|
Falta
projeto
|
||
Colocar
cobertura na frente do refeitório,
|
3940
(2x1470)
|
Para
ter um espaço protegido da chuva quando a comunidade aguarda o
atendimento na secretaria/direção. Nos dias de chuva não se tem
local para além da sala de aula para atividades diversificadas e
não há um espaço para realizar reuniões de qualquer tipo no
horário das aulas.
|
||
Projetar/pensar
um espaço para experiências com água, tipo chuveirão.
|
Falta
projeto
|
|||
Projetar/pensar
um e espaço para trabalhos com horta.
|
Falta
projeto
|
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Construção
de muro separando a unidade escolar do centro comunitário.
|
Por
causa do projeto de reciclagem existente no lugar, que pode trazer
bichos nocivos a saúde.
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|||
Erguer
a pelo menos 1,5m as tomadas nos locais que as crianças ficam.
|
980
|
As
crianças são pequenas, ativas e se apropriam do espaço da
unidade, contudo, as tomadas na sua altura trazem o risco de
choque e das crianças puxarem fios de aparelhos que podem cair
sobre eles.
|
||
Construção
de um viveiro/ fazendinha ao lado do parque 01.
|
A
existência de animais na escola contribui para a diversidade de
estímulos e o desenvolvimento de uma cultura de cuidado com os
seres vivos.
|
|||
Limpeza
canaleta de água e rebaixamento para escoamento;
|
Falta
pagar
|
260
|
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Pintar
colunas do alambrado colorido
|
Tornar
o ambiente agradável aos olhos, oferecendo prazer estético as
crianças, famílias, profissionais e comunidade e mais adequado
uma escola de educação infantil.
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|||
Metas para aquisição e manutenção de equipamentos
-
Necessidade
demandada
Orçamento
Justificativa
AÇÃO
Ampliar
os recursos áudio visuais da unidade,
A
televisão é um recurso importante na rotina das salas,
entretanto, temos uma TV fixa em uma sala e a móvel/carrinho se
encontra quebrada, assim, visando a melhoria do desenvolvimento
do trabalho, precisamos de outros recursos.
Tirar
três orçamentos e comprar uma TV e DVD, buscando pensar como
esta poderá ser utilizada em carrinho ou sala para servir todas
as turmas.
Compra
de brinquedos.
Levantar
as necessidades de brinquedos
Levantamento
de custo/orçamento;
Discussão
de prioridades
Compra
com recursos do Conta Escola
Trocar
persianas da salas dos integrais por cortinas, permitindo o sono
das crianças.
Levantamento
de orçamentos;
Rediscutir
a partir dos valores encontrados e os recursos disponíveis;
Comprar
lixeiras e recipiente (tambor) para reciclagem
Na
escola há projeto de meio ambiente e sustentabilidade, mas não
há coleta de lixo reciclado.
Necessidade
demandada
|
Orçamento
|
Justificativa
|
AÇÃO
|
|
Ampliar
os recursos áudio visuais da unidade,
|
A
televisão é um recurso importante na rotina das salas,
entretanto, temos uma TV fixa em uma sala e a móvel/carrinho se
encontra quebrada, assim, visando a melhoria do desenvolvimento
do trabalho, precisamos de outros recursos.
|
Tirar
três orçamentos e comprar uma TV e DVD, buscando pensar como
esta poderá ser utilizada em carrinho ou sala para servir todas
as turmas.
|
||
Compra
de brinquedos.
|
Levantar
as necessidades de brinquedos
Levantamento
de custo/orçamento;
Discussão
de prioridades
Compra
com recursos do Conta Escola
|
|||
Trocar
persianas da salas dos integrais por cortinas, permitindo o sono
das crianças.
|
Levantamento
de orçamentos;
Rediscutir
a partir dos valores encontrados e os recursos disponíveis;
|
|||
Comprar
lixeiras e recipiente (tambor) para reciclagem
|
Na
escola há projeto de meio ambiente e sustentabilidade, mas não
há coleta de lixo reciclado.
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Metas Pedagógico-Administrativas
Necessidade
demandada
|
Justificativa
|
AÇÃO
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01.
Avaliar constantemente todos os segmentos da unidade escolar
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02.
Garantir acesso e participação dos membros do Conselho de Escola
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03.
Gestão democrática e melhoria do clima organizacional
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04.
Atualização pedagógica aos educadores, visando ampliar suas
experiências culturais e artísticas.
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05-
Ampliar o vínculo da família com a escola
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06.Conscientizar
os pais sobre a importância da educação infantil, assim como,
oportunizar momentos de reflexão sobre a educação de seus
filhos.
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07
– Organização da documentação da unidade.
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08
- Manter um professor adjunto por período para acompanhamento da
demanda pedagógica.
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09-
Garantir a higienização sistematica do tanque de areia.
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|||
10-
Organizar coleta seletiva na unidade.
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11-
Completar o quadro da secretaria/equipe gestora, garantindo que
haja sempre alguém no horário de funcionamento da unidade
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12-
Cobrir ausências de educadores nas salas de aula nos casos de
LTS, licença prêmio, dispensa para sindicato, faltas
injustificadas
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14-
Conscientizar as famílias que a função do centro de educação
infantil, não é promover a assistência, mas uma educação de
qualidade
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15-
Envolver a família nos processos de avaliação institucional da
unidade
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Equipe, acho que poderíamos promover mais encontros, como foi feito o dia do pastel. Para unir mais as famílias e ajudar a escola a arrecadar verba para seus projetos. Contem conosco.
ResponderExcluirObrigado Roberta. Infelizmente esse ano acho que não vai ser mais possível aos sábados, mas vamos pensar sobre propostas para participação das famílias!
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