Necessidades e previsões

2016


Necessidades e previsões definidas na última reunião do Conselho de Escola

Concluídos ou em fase de finalização:
Necessidade/ Demanda
Justificativa
Status
Colocação de cerca e portões restringindo o acesso do parque para as crianças.
Para evitar que a criança tenha acesso a entrada de veículos e para direcionar a entrada da comunidade externa, controlando seu acesso aos espaços
Feito
Colocação de portões nas portas de acesso de algumas salas e corte de portas no meio.
Para que as portas possam ficar abertas evitando a saída das crianças
Feito
Reforma do banheiro da sala 01
Adequação do local as trocas dos bebês.
Feito
Reforma do banheiro dos funcionários, para transformar em vestiário.

O banheiro dos funcionários é mal planejado para a quantidade de mulheres que trabalham na unidade, não tem um vestiário necessário nas empresas que exigem um uniforme.    Acaba sendo muitas vezes utilizado como depósito e não garante uma privacidade e higienização adequada.
Em fase de finalização
Construção de escoamento da água fluvial na unidade.
A passarela de entrada fica cheia d´água nos dias de chuva, levando risco grave de queda as famílias que chegam com suas crianças, principalmente daquelas de colo.
Feito em maio.
Colocar cobertura na frente no espaço das motocas (triciclo)
Para ter um espaço protegido da chuva quando a comunidade aguarda o atendimento na secretaria/direção. Nos dias de chuva não se tem local para além da sala de aula para atividades diversificadas e não há um espaço para realizar reuniões de qualquer tipo no horário das aulas.
Feito
Cercar o tanque de areia do parque do fundo
Há gatos que durante a noite defecam no local, contaminando a areia.
Em adaptação
Colocação de telas nas portas e janelas da cozinha.
Demanda da supervisão da cozinha para evitar a entrada de moscas, para manter o cuidado sanitário e higiênico da cozinha.
Feito
Construção de espaço de horta
O projeto de educação alimentar carece de um espaço que não seja improvisado para mantermos uma horta na unidade.
Feito
Prateleiras para os colchonetes em 3 salas
Auxiliaria a organização dos colchonetes facilitando na hora de guardar em um local arejado.
Feito
Pintura da passarela de entrada
A passarela de entrada foi reformada para que não acumulasse mais água nos dias de chuva. A pintura do local viria completar o serviço com o desenho de pistas para as motocas e brincadeiras no chão para as crianças. Revitalizado o local.
Feito, precisa manter
Estender a rede sem fio até as salas 3 e 4 que não pegam
As salas 3 e 4 não chegam o sinal de internet que são usados para passar vídeos para as crianças e para os pais nas reuniões.
Feito
Comprar impressora ou locar
Precisamos de uma máquina de cópias para atender a demanda dos educadores e das famílias que buscam a secretaria.
Feito
Colocação de cortinas nas salas 1 e 2.
Trocar as persianas das salas dos integrais por cortinas permitiria melhor o sono das crianças e a higienização das mesmas.
Feito
Manutenção dos ventiladores existentes.
Os ventiladores quebrados pelo uso foram removidos dos espaços dos adultos para as salas das crianças, agora é necessário conserta-los.
Falta buscar
Comprar tanquinho para lavar materiais da unidade

Feito
Demandas e Metas de reformas para melhoria da estrutura escolar (grande porte)
Prior.
Necessidade/ Demanda
Justificativa
Estratégias/ Ações
Respons.
Status
1
Um pátio coberto no espaço externo.
Como todas as salas são utilizadas na unidade em período integral, é necessário um espaço para reuniões com os educadores (TDC), com o conselho de escola e para atividades diversas das realizadas na salas com as crianças.
Foi solicitado ao NAED para definir como prioridade, a representante em reunião com o Conselho, informou que com a previsão de aumento de repasse em 2016, que esta demanda poderá ser feita.
Direção
NAED
CAE
Em espera.
2
Colocar mais um trocador em cada banheiro do AG2





3
Colocação de uma porta externa na sala 05












Demandas e Metas de reformas para melhoria da estrutura escolar (médio porte)

Prior.
Necessidade/ Demanda
Justificativa
Estratégias/ Ações
Responsáveis
Status
1
Restaurar o portão de entrada de funcionários que dá acesso ao parque, que foi retirado para reformar o banheiro




2
Colocar portãozinho no acesso para os banheiros das salas 01 e 02.
Isso permitiria para o educador, dentro do banheiro, observar as crianças ao seu redor.



3
Colocação de separação entre o parque lateral e o “bosque” se houver consenso da equipe pedagógica
Há dois espaços de recreação, o bosque e o parque lateral, e há um grupo de educadores que considera complicado acompanhar as crianças circulando nestes dois espaços.
Fazer a cobertura do parque inteiro, tipo cobertura de quadra futebol de salão, para evitar entrada de gatos e queda de abacate.

Em fase de orçamento
4
Instalação de máquina de lavar na cozinha industrial e painel com disjuntor, aterrado, na cozinha industrial
Já há uma máquina de lavar louça prevista no almoxarifado da prefeitura, precisa apenas reformar o espaço para instala-la. O que facilitaria o trabalho das cozinheiras. Além de a cozinha contar com aparelhos que consomem mais energia, oscilando a rede, há um freezer que dá choque nas cozinheiras por falta de aterramento.
Solicitado a prefeitura
CAE
Encaminhado para orçamento pela empresa Capital Humano
5
Troca dos vitros do refeitório por outros do tipo venezianas
Isto melhoraria a circulação de ar e permitiria que pássaros que ficam presos no local saíssem. 


Não previsto
6
Colocação de cobertura no solário das crianças
Permitiria utilizar o solário nos momentos de sol muito intenso para alimentação das crianças menores utilizando a mesa em U, permitindo maior espaço no refeitório.


Não previsto
Demandas e Metas de serviço de pequeno porte
Prior.
Necessidade/Demanda
Justificativa
Estratégias/ Ações
Respons.
Prazo
1
Comprar notebook
Necessário para os professores passarem filmes/documentário da internet, para organizar reuniões com apresentações, para os educadores digitarem bilhetes e fazerem pesquisas.



2
Comprar 02 televisões planas para as salas de aula.
Há aparelhos de TV antigos de grande dimensão em três salas que ocupam um espaço maior, que poderia ser mais bem aproveitado, oferecendo menor risco as crianças.
Alterar proporção de gasto para “Kapital”
Direção
Setor Conta escola

3
Colocação de mais um ventilador na sala 03, 04 e 05.
O calor no período da tarde é mais alto nestas salas.
Solicitar a CEB
instalar com o conta escola
Mirthes
Em processo

_______________________________________________
Demandas levantadas pelo grupo
Demandas e Metas de reformas para melhoria da estrutura escolar (grande porte)
Prior.
Necessidade/ Demanda
Justificativa
Estratégias/ Ações
Responsáveis
Status
1
Um pátio coberto no espaço externo.
Como todas as salas são utilizadas na unidade em período integral, é necessário um espaço para reuniões com os educadores (TDC), com o conselho de escola e para atividades diversas das realizadas na salas com as crianças.
Foi solicitado ao NAED para definir como prioridade, a representante em reunião com o Conselho, informou que com a previsão de aumento de repasse em 2016, que esta demanda poderá ser feita.
Direção
NAED
CAE
Em espera.


Revisão da parte elétrica e aumento da altura das tomadas
A unidade iniciou como um EMEI, mas no ano de 2013 passou a atender somente AG1 e AG2, por essa razão há solicitações de aumentar a altura das tomadas do prédio, pois as crianças dessa faixa etária mexem nas mesmas. As tomadas também se encontram no padrão antigo, a algumas que funcionam e outras não, por vezes ocorre quedas de energia quando se liga aparelhos elétricos ao mesmo tempo. Os fios dos para-raios foram furtados e por isso a proteção dos aparelhos nos dias de chuva se encontra comprometida.
Solicitado ao CAE, mas não houve resposta.
Precisa ser encaminhado novamente projeto/ideia ao NAED.
Direção
NAED
CAE


Sem resposta


Construção da lavanderia
A alteração do atendimento realizado no final de 2012, que passou a atender exclusivamente a turma do integral  de AG1 e AG2, implica na necessidade de lavagem e higienização de lençóis, toalhas e babadores. Entretanto, não há espaço e estrutura na unidade para esta lavanderia, sendo necessário projeto de adequação.
Foi solicitado ao NAED para colocação como prioridade, mas foi informado que há escolas que tem problemas maiores, e que por enquanto para encaminhar lençóis e outros materiais para a família lavar.
Direção
NAED
CAE
Resposta Negativa


Construção de uma casinha de boneca de alvenaria junto com uma biblioteca infantil
Não temos biblioteca e casinha de boneca de alvenaria na escola, dificultando a organização dos livros, a definição de espaço reservado para contação de história e um lugar para realização de jogos dramáticos próprios de um lugar planejado para este fim. Assim a construção de um espaço da casinha de boneca com biblioteca viria suprir a necessidade.
Solicitado ao CAE, mas não houve resposta.
Precisa ser encaminhado novamente projeto/ideia ao NAED.
Direção
NAED
CAE


Sem resposta


Projetar/pensar um parque alternativo, com  brinquedos que permitam atividades com circuito e com sensações para a faixa etária, na frente da escola.
Este local precisa de equipamentos e espaços de brincadeiras mais diversificados e específicos para as crianças pequenas, pois muitas crianças quando estão neste buscam o parque lateral, dificultando o trabalho das turmas que estão naquele espaço.




Não previsto


Rever o ambiente do refeitório para aumentar o prazer estético e ter um local para expor o trabalho das crianças.
O tempo da alimentação deve ser um momento agradável e estimulante, que deve contar com marcas do que a criança fazem em suas salas.




Não previsto


Construção de cisterna para aproveitamento da água da chuva para molhar hortas






Não previsto


Construção de espaço para vivência com água.
A água é um recurso essencial a vida e a criança precisa aprender a usar, utilizando em atividades recreativas, mas também planejando seu reuso e racionamento.  Para isso seria importante um espaço para esta vivência de modo mais adequado aos novos tempo de escassez, considerando entretanto, a necessidade do lúdico na infância.




Não previsto


Colocação de um tanque de areia próximo as árvores no espaço do bosque.
Este local precisa de equipamentos e espaços de brincadeiras mais diversificados e específicos para as crianças pequenas, pois muitas crianças quando estão neste buscam o parque lateral, dificultando o trabalho das turmas que estão naquele espaço.




Não previsto
3
Colocação de uma porta externa na sala 05









2
Colocar mais um trocador em cada banheiro do AG2
























Demandas e Metas de reformas para melhoria da estrutura escolar (médio porte)

Prior.
Necessidade/ Demanda
Justificativa
Estratégias/ Ações
Responsáveis
Status
3
Colocação de separação entre o parque lateral e o “bosque” se houver consenso da equipe pedagógica
Há dois espaços de recreação, o bosque e o parque lateral, e há um grupo de educadores que considera complicado acompanhar as crianças circulando nestes dois espaços.
Fazer a cobertura do parque inteiro, tipo cobertura de quadra futebol de salão, para evitar entrada de gatos e queda de abacate.


Em fase de orçamento


Troca dos pisos pavflex quebrados
As salas 02 e 05 devido aos vazamentos de água do telhado estão com os pisos muito danificados.




Não previsto


Construção de um viveiro/fazendinha ao lado do parque lateral
Possibilitaria ter pequenos animais na escola, facilitando a curiosidade sobre a vida animal e o desenvolvimento dos projetos das salas.




Não previsto
IIII
Instalação de máquina de lavar na cozinha industrial e painel com disjuntor, aterrado, na cozinha industrial
Já há uma máquina de lavar louça prevista no almoxarifado da prefeitura, precisa apenas reformar o espaço para instala-la. O que facilitaria o trabalho das cozinheiras. Além de a cozinha contar com aparelhos que consomem mais energia, oscilando a rede, há um freezer que dá choque nas cozinheiras por falta de aterramento.
Solicitado a prefeitura
CAE
Encaminhado para orçamento pela empresa Capital Humano


Mural de azulejos na frente das salas ou placa de madeira
Os murais foram tirado da frente das salas e um quadro de azulejos auxiliaria na confecção de painéis com as atividades feitas para as crianças.




Não previsto


Pintura do refeitório
No mês de Janeiro o refeitório não foi pintado, sendo o local e entrada na escola e aonde as crianças comem seria importante o cuidado estético com o local.




Não previsto


Mural de azulejos na frente da escola
Permitiria um espaço para as crianças pintarem que fosse mais fácil para ser lavado, podendo ser feitos um mural com formato diferentes que oferecessem uma apresentação estética melhor na frente da unidade.
Foi feito uma pintura de árvores pela artista plástica Valéria Menezes, seria necessário chamar azulejista para fazer orçamento. Há previsão de recorte no gramado para fazer “raízes” com caminho de sensações.
Direção
Zelador
Não previsto


Colocação de grama no parque onde está pura terra.
As crianças usam todos os espaços e nesses locais se sujam e sujam a roupa.




Não previsto
IIII
Troca dos vitros do refeitório por outros do tipo venezianas
Isto melhoraria a circulação de ar e permitiria que pássaros que ficam presos no local saíssem. 




Não previsto
I
Colocação de cobertura no solário das crianças
Permitiria utilizar o solário nos momentos de sol muito intenso para alimentação das crianças menores utilizando a mesa em U, permitindo maior espaço no refeitório.




Não previsto


Rebaixar degrau nas portas de entrada e saída, passarela para entrada do banheiro dos funcionários, passarela no bosque.
Possibilitar acessibilidade para cadeirante.




Não previsto
1
Restaurar o portão de entrada de funcionários que dá acesso ao parque, que foi retirado para reformar o banheiro










Recolher a água que vem da chuva na porta de entrada da sala de estudos.










Adaptação para ter mais um trocador no banheiro da sala 02










Mesas basculantes na sala de estudos, para que esta possa ser utilizada nos horários vagos para refeição dos funcionários












Instalação elétrica para colocação de mais um freezer no refeitório.








2
Colocar portãozinho no acesso para os banheiros das salas 01 e 02.
Isso permitiria para o educador, dentro do banheiro, observar as crianças ao seu redor.








Corrimão para acesso ao trocador no banheiro da sala 01.










Tirar vaso sanitário e pia da direção para colocar arquivos











Manutenção do telefone
























Demandas e Metas de serviço de pequeno porte
Prior.
Necessidade/Demanda
Justificativa
Estratégias/ Ações
Respons.
Prazo


Colocação de mais um ventilador na sala 03, 04 e 05.
O calor no período da tarde é mais alto nestas salas.
Solicitar a CEB
instalar com o conta escola
Mirthes
Em processo


Limpeza periódica das calhas










Garantir a higienização sistemática do tanque de areia
Evitar riscos de contaminação.
Quinzenalmente, na sexta feira no final do dia, ou sábado de manhã, jogar água sanitária e revolver a areia.
Zelador
Em processo


Instalação de uma fechadura elétrica na porta próximo a secretaria para controlar o horário da entrada dos pais
Para permitir o controle das pessoas externas que adentram à unidade fora dos horários de entrada e saída.
Fazer com o conta escola.
Ivan
Foi solicitado, mas o chaveiro não compareceu.


Colocação de estrutura para pendurar os baldes


















































































Demandas e Metas de aquisição/serviço de pequeno porte
Prior.
Necessidade/Demanda
Justificativa
Estratégias/ Ações
Respons.
Prazo


Adquirir tambor para armazenar material reciclado para o dia da coleta e organizar coleta seletiva na unidade.
Para realizar um projeto educativo e de conscientização sobre reciclagem é necessário que a escola tenha esta coleta seletiva.
1 - Enviar ofício para o departamento de limpeza urbana e o DPJ para receber o conteiner. 2 - Pedir a CEB.


Não previsto
I
Comprar 03 televisões planas para as salas de aula.
Há aparelhos de TV antigos de grande dimensão em três salas que ocupam um espaço maior, que poderia ser mais bem aproveitado, oferecendo menor risco as crianças.
Alterar proporção de gasto para “Kapital”
Direção
Setor Conta escola




Instalação de uma fechadura elétrica na porta próximo a secretaria para controlar o horário da entrada dos pais
Para permitir o controle das pessoas externas que adentram à unidade fora dos horários de entrada e saída.
Fazer com o conta escola.
Ivan


I
Comprar notebook
Necessário para os professores passarem filmes/documentário da internet, para organizar reuniões com apresentações, para os educadores digitarem bilhetes e fazerem pesquisas.








Colocação de um cartão ponto para todos os funcionários
No ano de 2015 já foi conversado coletivamente e individualmente sobre atrasos, mas estes continuam acontecendo.








Colocação de um computador na sala de reunião
Os professores precisam de uma sala para usar o computador para inserir frequência, justificativa de ausência, digitar bilhete, avaliação e planejamentos.




Não previsto
I
Carrinho para transporte de bebês
No projeto da escola os bebês passeiam pela escola e fora dela, assim um carrinho facilitaria o transporte

































Demandas e Metas de processos administrativos/pedagógicos
Prior.
Necessidade/Demanda
Justificativa
Estratégias/ Ações
Responsáv.
Prazo


Envolver a família nos processos de avaliação institucional da unidade
A família e seu filho/filha são os usuários deste sistema publico de educação e como tal devem participar de sua avaliação e definição de funcionamento, dentro dos preceitos estabelecidos na lei.








Conscientizar as famílias que a função do centro de educação infantil, não é promover a assistência,    mas uma educação de qualidade
Este trabalho precisa ser constante, tendo em conta que o mercado de trabalho força as famílias a buscarem um lugar para deixar seus filhos, sem se preocupar com o trabalho educativo que acontece neste local.








Manter um professor adjunto por período para acompanhamento da demanda pedagógica
Há muitas ausências que precisam ser substituídas, principalmente no período da manhã, assim tem uma adjunta para realizar esta tarefa facilitaria o trabalho nas salas e na gestão, que tem que se ocupa por um período grande de correr atrás de substituição.








Organização da documentação da unidade
No início de 2013 foram criado livros e revisto espaços na secretaria para o trabalho burocrático da unidade, passado dois anos é preciso rever esta organização.








Trabalho pedagógico com as famílias/crianças sobre o uso do espaço público, reciclagem (lixo) e uso consciente da água.
O conselho de escola levantou o problema do lixo jogado em espaço público. A unidade tem por princípio utilizá-lo dentro de suas funções sociais, os parques, praças, bosques, ruas e calçadas. A água é utilizada e o lixo é produzido na escola e esta, como instituição pública educativa, ela precisa ser exemplo para a comunidade.








Manter as reuniões da equipe gestora
Com duas unidades para administrar é necessário que os membros da equipe gestora tenham e troquem informações sobre os processos administrativos e pedagógicos








Manter reuniões regulares com os monitores/AEI (segunda as 12:30)
Há a necessidade de contato com este grupo de profissionais para saber dos problemas cotidianos enfrentados e o GEM/FC tem outra característica de formação.








Organizar curso de formação nas dependências da unidade para os monitores/AEI
Houve reclamação da dificuldade de deslocamento para um curso organizado que foi demandado pelos profissionais no ano de 2015.







______________________________________________

2015

Necessidades de reformas para melhoria da estrutura escolar (grande porte)

Prior.
Necessidade/ Demanda
Justificativa
Estratégias/ Ações
Responsáveis
Status




1
Reforma do banheiro dos funcionários, para transformar em vestiário.

O banheiro dos funcionários é mal planejado para a quantidade de mulheres que trabalham na unidade, não tem um vestiário necessário nas empresas que exigem um uniforme.    Acaba sendo muitas vezes utilizado como depósito e não garante uma privacidade e higienização adequada.
Com a resposta negativa do NAED, foi solicitado orientação para fazer com o conta escola. Encaminhado inicialmente para escritório de arquitetura para execução de projeto, para posterior execução dos orçamentos de construção.

Em fase de execução de projeto
2
Um pátio coberto no espaço externo.
Como todas as salas são utilizadas na unidade em período integral, é necessário um espaço para reuniões com os educadores (TDC), com o conselho de escola e para atividades diversas das realizadas na salas com as crianças.
Foi solicitado ao NAED para definir como prioridade, a representante em reunião com o Conselho, informou que com a previsão de aumento de repasse em 2016, que esta demanda poderá ser feita.
Direção
NAED
CAE
Em espera.
3
Revisão da parte elétrica e aumento da altura das tomadas
A unidade iniciou como um EMEI, mas no ano de 2013 passou a atender somente AG1 e AG2, por essa razão há solicitações de aumentar a altura das tomadas do prédio, pois as crianças dessa faixa etária mexem nas mesmas. As tomadas também se encontram no padrão antigo, a algumas que funcionam e outras não, por vezes ocorre quedas de energia quando se liga aparelhos elétricos ao mesmo tempo. Os fios dos para-raios foram furtados e por isso a proteção dos aparelhos nos dias de chuva se encontra comprometida.
Solicitado ao CAE, mas não houve resposta.
Precisa ser encaminhado novamente projeto/ideia ao NAED.
Direção
NAED
CAE

Sem resposta
4
Construção da lavanderia
A alteração do atendimento realizado no final de 2012, que passou a atender exclusivamente a turma do integral  de AG1 e AG2, implica na necessidade de lavagem e higienização de lençóis, toalhas e babadores. Entretanto, não há espaço e estrutura na unidade para esta lavanderia, sendo necessário projeto de adequação.
Foi solicitado ao NAED para colocação como prioridade, mas foi informado que há escolas que tem problemas maiores, e que por enquanto para encaminhar lençóis e outros materiais para a família lavar.
Direção
NAED
CAE
Resposta Negativa
5
Construção de uma casinha de boneca de alvenaria junto com uma biblioteca infantil
Não temos biblioteca e casinha de boneca de alvenaria na escola, dificultando a organização dos livros, a definição de espaço reservado para contação de história e um lugar para realização de jogos dramáticos próprios de um lugar planejado para este fim. Assim a construção de um espaço da casinha de boneca com biblioteca viria suprir a necessidade.
Solicitado ao CAE, mas não houve resposta.
Precisa ser encaminhado novamente projeto/ideia ao NAED.
Direção
NAED
CAE

Sem resposta
6
Projetar/pensar um parque alternativo, com    brinquedos que permitam atividades com circuito e com sensações, na frente da escola.
Este local precisa de equipamentos e espaços de brincadeiras mais diversificados e específicos para as crianças pequenas, pois muitas crianças quando estão neste buscam o parque lateral, dificultando o trabalho das turmas que estão naquele espaço.


Não previsto
7
Rever o ambiente do refeitório para aumentar o prazer estético e ter um local para expor o trabalho das crianças.
O tempo da alimentação deve ser um momento agradável e estimulante, que deve contar com marcas do que a criança fazem em suas salas.


Não previsto

Pintura do refeitório



Não previsto
---
Construção de escoamento da água fluvial na unidade.
A passarela de entrada fica cheia d´água nos dias de chuva, levando risco grave de queda as famílias que chegam com suas crianças, principalmente daquelas de colo.
A ser executado pelo CAE.

Feito em maio.

Construção de cisterna para aproveitamento da água da chuva para molhar hortas



Não previsto

Necessidades de reformas para melhoria da estrutura escolar (médio porte)

Prior.
Necessidade/ Demanda
Justificativa
Estratégias/ Ações
Responsáveis
Status
1
Colocar cobertura na frente no espaço das motocas (triciclo)
Para ter um espaço protegido da chuva quando a comunidade aguarda o atendimento na secretaria/direção. Nos dias de chuva não se tem local para além da sala de aula para atividades diversificadas e não há um espaço para realizar reuniões de qualquer tipo no horário das aulas.
conta escola
direção
Feito
2
Cercar o tanque de areia do parque do fundo
Há gatos que durante a noite defecam no local, contaminando a areia.
Chamar zoonose p/ análise da areia

direção
Em fase de orçamento
3
Colocação de telas nas portas e janelas da cozinha.
Demanda da supervisão da cozinha para evitar a entrada de moscas, para manter o cuidado sanitário e higiênico da cozinha.
Solicitado a prefeitura
CAE
Em fase de licitação
4
Colocação de separação entre o parque lateral e o “bosque” se houver consenso da equipe pedagógica
Há dois espaços de recreação, o bosque e o parque lateral, e há um grupo de educadores que considera complicado acompanhar as crianças circulando nestes dois espaços.
Fazer a cobertura do parque inteiro, tipo cobertura de quadra futebol de salão, para evitar entrada de gatos e queda de abacate.

Em fase de orçamento

Construção de espaço para vivência com água.
A água é um recurso essencial a vida e a criança precisa aprender a usar, utilizando em atividades recreativas, mas também planejando seu reuso e racionamento.  Para isso seria importante um espaço para esta vivência de modo mais adequado aos novos tempo de escassez, considerando entretanto, a necessidade do lúdico na infância.


Não previsto

Construção de espaço de horta
O projeto de educação alimentar carece de um espaço que não seja improvisado para mantermos uma horta na unidade.
Realizado com garrafas pet e pneus
Zelador e equipe de educadores
Feito

Troca dos pisos pavflex quebrados
As salas 02 e 05 devido aos vazamentos de água do telhado estão com os pisos muito danificados.


Não previsto

Colocação de um tanque de areia próximo as árvores no espaço do bosque.
Este local precisa de equipamentos e espaços de brincadeiras mais diversificados e específicos para as crianças pequenas, pois muitas crianças quando estão neste buscam o parque lateral, dificultando o trabalho das turmas que estão naquele espaço.


Não previsto

Construção de um viveiro/fazendinha ao lado do parque lateral
Possibilitaria ter pequenos animais na escola, facilitando a curiosidade sobre a vida animal e o desenvolvimento dos projetos das salas.


Não previsto

Instalação de máquina de lavar na cozinha industrial e painel com disjuntor, aterrado, na cozinha industrial
Já há uma máquina de lavar louça prevista no almoxerifado da prefeitura, precisa apenas reformar o espaço para instala-la. O que facilitaria o trabalho das cozinheiras. Além de a cozinha contar com aparelhos que consomem mais energia, oscilando a rede, há um freezer que dá choque nas cozinheiras por falta de aterramento.
Solicitado a prefeitura
CAE
Encaminhado para orçamento pela empresa Capital Humano

Mural de azulejos na frente das salas
Os murais foram tirado da frente das salas e um quadro de azulejos auxiliaria na confecção de painéis com as atividades feitas para as crianças.


Não previsto

Prateleiras para os colchonetes em 3 salas
Auxiliaria a organização dos colchonetes facilitando na hora de guardar em um local arejado.
Material comprado com o Conta escola e realização pelo zelador e direção
Zelador e Ivan
Em execução

Pintura do refeitório
No mês de Janeiro o refeitório não foi pintado, sendo o local e entrada na escola e aonde as crianças comem seria importante o cuidado estético com o local.


Não previsto

Pintura da passarela de entrada
A passarela de entrada foi reformada para que não acumulasse mais água nos dias de chuva. A pintura do local viria completar o serviço com o desenho de pistas para as motocas e brincadeiras no chão para as crianças. Revitalizado o local.
Está sendo feito conforme a possibilidade do zelador e material que é comprado
Zelador
Em execução e espera de projeto para a execução

Mural de azulejos na frente da escola
Permitiria um espaço para as crianças pintarem que fosse mais fácil para ser lavado, podendo ser feitos um mural com formato diferentes que oferecessem uma apresentação estética melhor na frente da unidade.
Foi feito uma pintura de ávores pela artista plástica Valéria Menezes, seria necessário chamar azuleijista para fazer orçamento. Há previsão de recorte no gramado para fazer “raízes” com caminho de sensações.
Direção
Zelador
Não previsto

Colocação de um computador na sala de reunião
Os professores precisam de uma sala para usar o computador para inserir frequência, justificativa de ausência, digitar bilhete, avaliação e planejamentos.


Não previsto

Colocação de grama no parque aonde está pura terra.
As crianças usam todos os espaços e nesses locais se sujam e sujam a roupa.


Não previsto

Estender a rede sem fio até as salas 3 e 4 que não pegam
As salas 3 e 4 não chegam o sinal de internet que são usados para passar vídeos para as crianças e para os pais nas reuniões.


Não previsto

Troca dos vitros do refeitório por outros do tipo venezianas
Isto melhoraria a circulação de ar e permitiria que pássaros que ficam presos no local saíssem. 


Não previsto

Colocação de cobertura no solário das crianças
Permitiria utilizar o solário nos momentos de sol muito intenso.


Não previsto

Rebaixar degrau nas portas de entrada e saída.
Possibilitar acessibilidade para cadeirante.


Não previsto

O calor no período da tarde é mais alto nestas salas.
Solicitar a CEB
instalar com o conta escola
Mirthes
Em processo

Necessidades de aquisição/serviço de pequeno porte

Prior.
Necessidade/Demanda
Justificativa
Estratégias/ Ações
Responsáveis
Prazo

Comprar impressora ou locar
Precisamos de uma máquina de cópias para atender a demanda dos educadores e das famílias que buscam a secretaria.
Alugar impressora com o conta escola
Direção
Feito

Adquirir tambor para armazenar material reciclado para o dia da coleta e organizar coleta seletiva na unidade.
Para realizar um projeto educativo e de conscientização sobre reciclagem é necessário que a escola tenha esta coleta seletiva.
1 - Enviar ofício para o departamento de limpeza urbana e o DPJ para receber o conteiner. 2 - Pedir a CEB.

Não previsto

Comprar 03 televisões planas para as salas de aula.
Há aparelhos de TV antigos de grande dimensão em três salas que ocupam um espaço maior, que poderia ser mais bem aproveitado, oferecendo menor risco as crianças.
Alterar proporção de gasto para “Kapital”
Direção
Setor Conta escola


Colocação de cortinas nas salas 1 e 2.
Trocar as persianas das salas dos integrais por cortinas permitiria melhor o sono das crianças e a higienização das mesmas.
Foi feita arrecadação, mas não foi suficiente, então decidiu-se por utilizar conta escola.
Direção
Em execução pela empresa

Instalação de uma fechadura elétrica na porta próximo a secretaria para controlar o horário da entrada dos pais
Para permitir o controle das pessoas externas que adentram à unidade fora dos horários de entrada e saída.
Fazer com o conta escola.
Ivan
Foi solicitado, mas o chaveiro não compareceu.

Manutenção dos ventiladores existentes.
Os ventiladores quebrados pelo uso foram removidos dos espaços dos adultos para as salas das crianças, agora é necessário conserta-los.
Encaminhado para Eletro-Lar

Feito

Colocação de mais um ventilador na sala 03 e 05.
O calor no período da tarde é mais alto nestas salas.
Solicitar a CEB
instalar com o conta escola
Mirthes
Em processo



Comprar tanquinho para lavar materiais da unidade

Utilizar recursos do PDDE
Ivan
Feito

Garantir a higienização sistemática do tanque de areia
Evitar riscos de contaminação.
Quinzenalmente, na sexta feira no final do dia, ou sábado de manhã, jogar água sanitária e revolver a areia.
Zelador
Em processo

Comprar notebook
Necessário para os professores passarem filmes/documentário da internet, para organizar reuniões com apresentações, para os educadores digitarem bilhetes e fazerem pesquisas.




Necessidades de processos administrativos/pedagógicos

Prior.
Necessidade/Demanda
Justificativa
Estratégias/ Ações
Responsáveis
Prazo

Envolver a família nos processos de avaliação institucional da unidade
A família e seu filho/filha são os usuários deste sistema publico de educação e como tal devem participar de sua avaliação e definição de funcionamento, dentro dos preceitos estabelecidos na lei.




Conscientizar as famílias que a função do centro de educação infantil, não é promover a assistência,    mas uma educação de qualidade
Este trabalho precisa ser constante, tendo em conta que o mercado de trabalho força as famílias a buscarem um lugar para deixar seus filhos, sem se preocupar com o trabalho educativo que acontece neste local.




Manter um professor adjunto por período para acompanhamento da demanda pedagógica
Há muitas ausências que precisam ser substituídas, principalmente no período da manhã, assim tem uma adjunta para realizar esta tarefa facilitaria o trabalho nas salas e na gestão, que tem que se ocupa por um período grande de correr atrás de substituição.




Organização da documentação da unidade
No início de 2013 foram criado livros e revisto espaços na secretaria para o trabalho burocrático da unidade, passado dois anos é preciso rever esta organização.




Trabalho pedagógico com as famílias/crianças sobre o uso do espaço público, reciclagem (lixo) e uso consciente da água.
O conselho de escola levantou o problema do lixo jogado em espaço público. A unidade tem por princípio utilizá-lo dentro de suas funções sociais, os parques, praças, bosques, ruas e calçadas. A água é utilizada e o lixo é produzido na escola e esta, como instituição pública educativa, ela precisa ser exemplo para a comunidade.











 

Necessidades de reformas para melhoria da estrutura escolar (grande porte)

Prioridade
Necessidade/Demanda
Justificativa
Estratégias/ Ações
Responsáveis
Prazo





1
Reforma do banheiro dos funcionários, para transformar em vestiário.

O banheiro dos funcionários é mal planejado para a quantidade de mulheres que trabalham na unidade, não tem um vestiário necessário nas empresas que exigem um uniforme.    Acaba sendo muitas vezes utilizado como depósito e não garante uma privacidade e higienização adequada.



2
Um pátio coberto no espaço externo.
Como todas as salas são utilizadas na unidade em período integral, é necessário um espaço para reuniões com os educadores (TDC), com o conselho de escola e para atividades diversas das realizadas na salas com as crianças.



3
Revisão da parte elétrica e aumento da altura das tomadas
A unidade iniciou como um EMEI, mas no ano de 2013 passou a atender somente AG1 e AG2, por essa razão há solicitações de aumentar a altura das tomadas do prédio, pois as crianças dessa faixa etária mexem nas mesmas. As tomadas também se encontram no padrão antigo, a algumas que funcionam e outras não, por vezes ocorre quedas de energia quando se liga aparelhos elétricos ao mesmo tempo. Os fios dos para-raios foram furtados e por isso a proteção dos aparelhos nos dias de chuva se encontra comprometida.



4
Construção da lavanderia
A alteração do atendimento realizado no final de 2012, que passou a atender exclusivamente a turma do integral  de AG1 e AG2, implica na necessidade de lavagem e higienização de lençóis, toalhas e babadores. Entretanto, não há espaço e estrutura na unidade para esta lavanderia, sendo necessário projeto de adequação.



5
Construção de uma casinha de boneca de alvenaria junto com uma biblioteca infantil
Não temos biblioteca e casinha de boneca de alvenaria na escola, dificultando a organização dos livros, a definição de espaço reservado para contação de história e um lugar para realização de jogos dramáticos próprios de um lugar planejado para este fim. Assim a construção de um espaço da casinha de boneca com biblioteca viria suprir a necessidade.



6
Projetar/pensar um parque alternativo, com    brinquedos que permitam atividades com circuito e com sensações, na frente da escola.
Este local precisa de equipamentos e espaços de brincadeiras mais diversificados e específicos para as crianças pequenas, pois muitas crianças quando estão neste buscam o parque lateral, dificultando o trabalho das turmas que estão naquele espaço.



7
Rever o ambiente do refeitório para aumentar o prazer estético e ter um local para expor o trabalho das crianças.
O tempo da alimentação deve ser um momento agradável e estimulante, que deve contar com marcas do que a criança fazem em suas salas.



---
Construção de escoamento da água fluvial na unidade.
A passarela de entrada fica cheia d´água nos dias de chuva, levando risco grave de queda as famílias que chegam com suas crianças, principalmente daquelas de colo.
A ser executado pelo CAE.

Feito em maio.






Necessidades de reformas para melhoria da estrutura escolar (médio porte)

Prioridade
Necessidade/Demanda
Justificativa
Estratégias/ Ações
Responsáveis
Prazo
1
Colocar cobertura na frente no espaço das motocas (triciclo)
Para ter um espaço protegido da chuva quando a comunidade aguarda o atendimento na secretaria/direção. Nos dias de chuva não se tem local para além da sala de aula para atividades diversificadas e não há um espaço para realizar reuniões de qualquer tipo no horário das aulas.



2
Cercar o tanque de areia do parque do fundo
Há gatos que durante a noite defecam no local, contaminando a areia.
Chamar zoonose p/ análise da areia


3
Colocação de telas nas portas e janelas da cozinha.
Demanda da supervisão da cozinha para evitar a entrada de moscas, para manter o cuidado sanitário e higiênico da cozinha.



4
Colocação de separação entre o parque lateral e o “bosque” se houver consenso da equipe pedagógica
Há dois espaços de recreação, o bosque e o parque lateral, e há um grupo de educadores que considera complicado acompanhar as crianças circulando nestes dois espaços.




Construção de espaço para vivência com água.
A água é um recurso essencial a vida e a criança precisa aprender a usar, utilizando em atividades recreativas, mas também planejando seu reuso e racionamento.  Para isso seria importante um espaço para esta vivência de modo mais adequado aos novos tempo de escassez, considerando entretanto, a necessidade do lúdico na infância.




Construção de espaço de horta
O projeto de educação alimentar carece de um espaço que não seja improvisado para mantermos uma horta na unidade.




Troca dos pisos pavflex quebrados
As salas 02 e 05 devido aos vazamentos de água do telhado estão com os pisos muito danificados.




Colocação de um tanque de areia próximo as árvores no espaço do bosque.
Este local precisa de equipamentos e espaços de brincadeiras mais diversificados e específicos para as crianças pequenas, pois muitas crianças quando estão neste buscam o parque lateral, dificultando o trabalho das turmas que estão naquele espaço.










Construção de um viveiro/fazendinha ao lado do parque lateral
Possibilitaria ter pequenos animais na escola, facilitando a curiosidade sobre a vida animal e o desenvolvimento dos projetos das salas.




Instalação de máquina de lavar na cozinha industrial e painel com disjuntor, aterrado, na cozinha industrial
Já há uma máquina de lavar louça prevista no almoxerifado da prefeitura, precisa apenas reformar o espaço para instala-la. O que facilitaria o trabalho das cozinheiras. Além de a cozinha contar com aparelhos que consomem mais energia, oscilando a rede, há um freezer que dá choque nas cozinheiras por falta de aterramento.




Mural de azulejos na frente das salas
Os murais foram tirado da frente das salas e um quadro de azulejos auxiliaria na confecção de painéis com as atividades feitas para as crianças.




Prateleiras para os colchonetes em 3 salas
Auxiliaria a organização dos colchonetes facilitando na hora de guardar em um local arejado.




Pintura do refeitório
No mês de Janeiro o refeitório não foi pintado, sendo o local e entrada na escola e aonde as crianças comem seria importante o cuidado estético com o local.




Pintura da passarela de entrada
A passarela de entrada foi reformada para que não acumulasse mais água nos dias de chuva. A pintura do local viria completar o serviço com o desenho de pistas para as motocas e brincadeiras no chão para as crianças. Revitalizado o local.




Mural de azulejos na frente da escola
Permitiria um espaço para as crianças pintarem que fosse mais fácil para ser lavado, podendo ser feitos um mural com formato diferentes que oferecessem uma apresentação estética melhor na frente da unidade.




Troca de pisos das salas 2 e 5
Com o vazamento de água da chuva nessas salas o piso de pavflex se soltou e precisa de manutenção




Colocação de um computador na sala de reunião e estender a rede sem fio até as salas 3 e 4 que não pegam 
Os professores precisam de uma sala para usar o computador para inserir frequência, justificativa de ausência, digitar bilhete, avaliação e planejamentos. As salas 3 e 4 não chegam o sinal de internet que são usados para passar vídeos para as crianças e para os pais nas reuniões.




Colocação de grama no parque aonde está pura terra.
As crianças usam todos os espaços e nesses locais se sujam e sujam a roupa.
















Necessidades de aquisição/serviço de pequeno porte

Prioridade
Necessidade/Demanda
Justificativa
Estratégias/ Ações
Responsáveis
Prazo

Comprar impressora ou locar
Precisamos de uma máquina de cópias para atender a demanda dos educadores e das famílias que buscam a secretaria.
Alugar impressora com o conta escola



Adquirir tambor para armazenar material reciclado para o dia da coleta e organizar coleta seletiva na unidade.
Para realizar um projeto educativo e de conscientização sobre reciclagem é necessário que a escola tenha esta coleta seletiva.
1 - Enviar ofício para o departamento de limpeza urbana e o DPJ para receber o conteiner. 2 - Pedir a CEB.



Comprar 03 televisões planas para as salas de aula.
Há aparelhos de TV antigos de grande dimensão em três salas que ocupam um espaço maior, que poderia ser mais bem aproveitado, oferecendo menor risco as crianças.
Utilizar recursos do PDDE para comprar para sala 5.



Colocação de cortinas nas salas 1 e 2.
Trocar as persianas das salas dos integrais por cortinas permitiria melhor o sono das crianças e a higienização das mesmas.
Organizar arrecadação com a venda de pastéis e refrigerantes em festa no sábado.



Instalação de uma fechadura elétrica na porta próximo a secretaria para controlar o horário da entrada dos pais
Para permitir o controle das pessoas externas que adentram à unidade fora dos horários de entrada e saída.
Fazer com o conta escola.



 Manutenção dos ventiladores existentes.
Os ventiladores quebrados pelo uso foram removidos dos espaços dos adultos para as salas das crianças, agora é necessário conserta-los.
1 - Pai do Matheo irá encaminhar para manutenção. Utilizar recursos do Conta Escola.
2 - Devolver para o depósito da prefeitura.



Colocação de mais um ventilador na sala 03 e 05.
O calor no período da tarde é mais alto nestas salas.
Solicitar a CEB








Comprar tanquinho para lavar materiais da unidade

Utilizar recursos do PDDE




Necessidades de processos administrativos/pedagógicos

Prioridade
Necessidade/Demanda
Justificativa
Estratégias/ Ações
Responsáveis
Prazo

Envolver a família nos processos de avaliação institucional da unidade
A família e seu filho/filha são os usuários deste sistema publico de educação e como tal devem participar de sua avaliação e definição de funcionamento, dentro dos preceitos estabelecidos na lei.




Conscientizar as famílias que a função do centro de educação infantil, não é promover a assistência,    mas uma educação de qualidade
Este trabalho precisa ser constante, tendo em conta que o mercado de trabalho força as famílias a buscarem um lugar para deixar seus filhos, sem se preocupar com o trabalho educativo que acontece neste local.




Garantir a higienização sistemática do tanque de areia
Evitar riscos de contaminação.




Manter um professor adjunto por período para acompanhamento da demanda pedagógica
Há muitas ausências que precisam ser substituídas, principalmente no período da manhã, assim tem uma adjunta para realizar esta tarefa facilitaria o trabalho nas salas e na gestão, que tem que se ocupa por um período grande de correr atrás de substituição.




Organização da documentação da unidade
No início de 2013 foram criado livros e revisto espaços na secretaria para o trabalho burocrático da unidade, passado dois anos é preciso rever esta organização.




Trabalho pedagógico com as famílias/crianças sobre o uso do espaço público, reciclagem (lixo) e uso consciente da água.
O conselho de escola levantou o problema do lixo jogado em espaço público. A unidade tem por princípio utilizá-lo dentro de suas funções sociais, os parques, praças, bosques, ruas e calçadas. A água é utilizada e o lixo é produzido na escola e esta, como instituição pública educativa, ela precisa ser exemplo para a comunidade.















2014

  No dia 12 de março o conselho de escola definiu como sendo prioridade de gastos:

Necessidade demandada

Orçam.

Justificativa

REVISÃO
1
Adequar o encanamento para que a água utilizada seja toda proveniente da caixa d'água e reformar o encanamento da cozinha (torneira com filtro)

Quando acaba a água no bairro a caixa d'água abastece toda a escola com a exceção dos banheiros, que ficam sem água, limitando o atendimento de crianças nesses dias. A torneira da cozinha que tem o filtro de água fica sem o filtro, pois quando este se encontra em funcionamento a água não tem pressão na torneira.
OK
2
Aumentar a porta da cozinha e arrumar fiação

Instalar o freezer recebido da prefeitura.
Falta colocar um disjuntor e fio terra
3
Colocação de 04 espelhos de 1mx1m, com moldura e manta atrás, nas salas de  aula.

R$ 700,00
Para desenvolver a autoimagem/identidade se ver é importante, principalmente na faixa etária das crianças de nossa unidade.
Espelhos colocados
Cortina foi colocado em na sala 04 e está previsto colocação para a sala 03 em janeiro. Faltará as salas 01, 02 e 05.
3
Trocar persianas da salas dos integrais por cortinas, permitindo o sono das crianças.


4
Colocar cobertura na frente no espaço das motocas (triciclo)
3940 (2x1470)
Para ter um espaço protegido da chuva quando a comunidade aguarda o atendimento na secretaria/direção. Nos dias de chuva não se tem local para além da sala de aula para atividades diversificadas e não há um espaço para realizar reuniões de qualquer tipo no horário das aulas.
Não foi feito. Foi solicitado projeto do CAE, mas pedido
5
Comprar lixeiras e recipiente (tambor) para reciclagem

Na escola há projeto de meio ambiente e sustentabilidade, mas não há coleta de lixo reciclado.

6
Construção de uma casinha de Boneca de alvenaria com um anexo estruturado para espaço de biblioteca.

Para realização de jogos dramáticos com as crianças o espaço da casinha de boneca é um local importante para que os educadores possam pensar em atividades diversificadas em que isto seja plenamente realizado.
Solicitar a Coordenadoria de Arquitetura Escolar da Prefeitura (CAE).


 

Metas Educacionais

Metas
Ações
1- Explorar as mais variadas manifestações do brincar
1.Vivenciar momentos de expressão na dança, música, nas dramatizações;
Exposição dos trabalhos das crianças na escola, com o seu brincar.
2- Tornar o ambiente mais prazeroso sensibilizando as crianças a ter um olhar estético, articulado da arte, estimulador e acolhedor, possibilitando a convivência com diferentes Linguagens.
2. Decorar as paredes da sala com produções das próprias crianças.
Exposições nos painéis/bancadas
Pesquisas e experimentação de diferentes técnicas de pintura, colagem, e demais manifestações artísticas.
Pesquisas junto aos pais e familiares.
3.Conscientizar as crianças sobre a importância de uma alimentação saudável, aproveitamento de alimentos (não ao desperdiço).
3.Implantação do Auto serviço.
4. – Construir conhecimentos através da brincadeira, possibilitando uma maior socialização e autonomia.
4.Brincadeiras no parque (livre e dirigidas).
Atividades em salas nos espaços diversificados.
Hora de historias,cantigas de roda, teatro, faz de conta, culinária, jogos etc.
Uso da casinha de bonecas.
Músicas regionais e folclóricas.
Brincadeiras cantadas.
Inserção da criança para explorar outros espaços além da escola com saídas pedagógicas contemplando os eixos propostos nos planos de trabalho de cada turma
5. Ampliar o trabalho de educação alimentar.
5.Apresentar alimentos do cardápio.
. Estimular a degustação de verduras legumes e frutas.
. Orientar as crianças quanto a mastigação correta dos alimentos.
. Orientá-las quanto ao uso correto dos talheres.
. Promover o auto-servimento dosando a quantidade quanto ao desperdício.
.Estimular a autonomia do AG I durante as refeições

6. Ampliação da autonomia e independência da criança;
6. - Percepção do desenvolvimento integral da criança;
- Envolvimento da criança com o trabalho;
- Desenvolvimento das diferentes Linguagens;
- Organização da criança no espaço escolar;
-Rotinas estáveis
- Materiais diversificados
-Atenção para cada uma e todas as crianças
13. Promover diferentes tipos de registro pedagógico.
13 Organização de portfólio individual e do grupo permitindo o acompanhamento do desenvolvimento infantil
-Registros coletivos e individuais que permitem ao professor/ equipe pedagógica, analisar o desenvolvimento das crianças integralmente. de seu trabalho cotidiano
16 Manter um professor adjunto por período para acompanhamento da demanda pedagógica.

Solicitação ao NAED



Metas Estruturais

Metas
Ações
01-Reforma do refeitório para melhorar a ventilação e o prazer estético. Aproveitando o espaço pra apresentar o trabalho das crianças.
10 - Contratação de serviço com o conta escola, de alvenaria, serralheria e pintura.
04- Aquisição de mais brinquedos de parque.
A – Verificação em outras unidades que dispõe de brinquedos de parque que não usam;

05 - Diversificação dos espaços externos, pensando em um parque alternativo, com brinquedos que permitam atividades com circuito e com sensações.
Criação de uma comissão responsável
Levantamento de possibilidades para esse parque;
Construção de um projeto, com seleção de brinquedos;
Levantamento de custo;
Levantamento de recursos.
06 - Construção de uma Casinha de Boneca.
Solicitação à prefeitura
07- Construção de uma área coberta, tipo quiosque.
Solicitação à prefeitura
08 - Construção de um espaço para experiências com água, tipo chuveirão.
Criação de uma comissão responsável
Levantamento de possibilidades para esse parque;
Construção de um projeto, com seleção de brinquedos;
Levantamento de custo;
Levantamento de recursos.
09 - Construção de um e espaço para trabalhos com horta.
Criação de uma comissão responsável
Levantamento de possibilidades para esse parque;
Construção de um projeto, com seleção de brinquedos;
Levantamento de custo;
Levantamento de recursos.
10.Colocação de porta para acesso da área externa na sala do AG2D/AG2E
Solicitação à prefeitura
11 – Construção de uma lavanderia na escola e reforma do banheiro/vestiário dos funcionários.
Solicitação à prefeitura
13 – Manutenção e instalação de portões e portas da unidade.
Utilização dos recursos do Conta Escola

Metas para aquisição

Metas
Ações
01-Compra de brinquedos.
Levantar as necessidades de brinquedos
Levantamento de custo/orçamento;
Discussão de prioridades
Compra com recursos do Conta Escola
02 - Trocar persianas da salas dos integrais por cortinas, permitindo o sono das crianças.
Levantamento de orçamentos;
Rediscutir a partir dos valores encontrados e os recursos disponíveis;
03 - Ampliar os recursos áudio visuais da unidade, visando a melhoria do desenvolvimento do trabalho.

Orçamento para aquisição de mais três aparelhos de TV/DVD; 02 máquinas fotográficas digitais e dois cartões de memória para as turmas; rádios para reposição dos que não funcionam.
Discussão de prioridades frente aos valores encontrados e recursos existentes;
Compra com recursos do PDDE.
Manutenção de um computador para uso dos professores, com acesso à internet e impressora.



Metas Pedagógico-Administrativas

Metas
Ações
01. Avaliar constantemente todos os segmentos da unidade escolar
01. Educação da comunidade escolar para o exercício de avaliar instituição em todos os momentos formativos previstos nos tempos pedagógicos.
02. Garantir acesso e participação dos membros do Conselho de Escola
02. Formação da comunidade escolar sobre a importância deste colegiado.
Construir um espaço que seja consultivo, deliberativo e participativo, tendo função real na unidade.
03. Gestão democrática e melhoria do clima organizacional
03. Relação de companheirismo entre a equipe escolar;
Ampliação de dialogo e integração nas reuniões;
Utilização dos colegiados como espaço para decisões;
Cobrar ações definidas nos colegiados
04. Atualização pedagógica aos educadores, visando ampliar suas experiências culturais e artísticas.
04. Garantir a participação dos educadores em palestras, seminários, encontros, cursos de pequena duração, exposições de
artes e outras visitas.
-As reuniões pedagógicas de integração serão realizadas com os profissionais da unidade, tendo como objetivo atender a demanda de atenção ao trabalho pedagógico e seus grandes eixos:
1 - Alimentação saudável;
2 - Acolhendo a família e a comunidade;
3 - Educação Ambiental e sustentabilidade;
4 - Responsabilidade, cuidado e interação com animais domésticos.
5 - Inclusão da diversidade.
05- Ampliar o vinculo da família com a escola
Manutenção de Palestras, Oficinas, Exposições, Pesquisas, Relatos das crianças, Vídeos, Reuniões de pais e Apresentações.
06.Conscientizar os pais sobre a importância da educação infantil, assim como, oportunizar momentos de reflexão sobre a educação de seus filhos.
06. Agendar palestras com profissionais que tratem de assuntos sobre a educação e comportamento infantil.
Ampliação do dialogo entre família e escola
Organizar momentos de escola aberta aos pais e comunidade
07 – Organização da documentação da unidade.
Criação de pastas, livros atas que se fizerem necessários, organização do arquivo morto, dos prontuários e normatização de procedimentos.




2013



O Banheiro do AG1:








Necessidades percebidas na unidade

Novas necessidades solicitadas 


Necessidade demandada

Orçamento

Justificativa

AÇÃO
Colocação de 04 espelhos de 1mx1m, com moldura e manta atrás, nas salas de  aula.

R$ 700,00
Para desenvolver a auto-imagem/identidade se ver é importante, principalmente na faixa etária das crianças de nossa unidade.

Orçamento
Trocar vidros quebrados
Fixar brinquedos de plástico maiores no lado externo (casinha e gira-gira)
R$ 800,00
São brinquedos que podem ser roubados, mas que são muito pesados para serem transportados todos os dias para dentro das salas. Estragam o piso da sala, enche de areia e vão se danificando no transporte.
Orçamento
Reformar o banheiro dos AG2s para ter mais espaço para banho e trocas.

Há um número grande de crianças por sala, no ano de 2014 esse número será maior ainda, e nos banheiros só há um espaço para banhos e trocas, o que se torna inviável para a rotina do dia a dia.
Fazer projeto
Retirar bebedouro (dos adultos) e mesa (com microondas em cima) da extremidade do refeitório.

Com o aumento do número de crianças em 2014 é necessário reorganizar o refeitório de    forma a comporta-los com mais mesas e cadeiras. 

Adequar o encanamento para que a água utilizada seja toda proveniente da caixa d'água e reformar o encanamento de água da cozinha (torneira com filtro)

Quando acaba a água no bairro a caixa d'água abastece toda a escola com a exceção dos banheiros, que ficam sem água, limitando o atendimento de crianças nesses dias. A torneira da cozinha que tem o filtro de água fica sem o filtro, pois quando este se encontra em funcionamento a água não tem pressão na torneira.

Desenhar no chão da frente da secretaria uma pista para motocas, assim como para outras brincadeiras.




Metas Estruturais a serem solicitadas a Coordenadoria de Arquitetura Escolar.

Necessidade demandada
Orçamento
Justificativa
AÇÃO
1
Reforma do banheiro do AGI

O banheiro do agrupamento 01 não tem ventilação, possui um vaso sanitário inoperante, as torneiras não são adequadas à altura das crianças, não há degraus de acesso para os bebês     maiores. Devido a estrutura do banheiro do AG1 que não oferecem condições ergonomicas adequadas, a gestão da unidade teve que realocar três profissionais da sala por problemas de saúde, relacionados ao levantamento de peso, sendo que uma das monitoras ficou afastada de suas funções por mais de três meses. Como a reforma deste banheiro envolve questões de saúde para os profissionais, que implicam no atendimento das crianças, do mesmo modo que envolve questões técnicas de ergonomia e implicam em custo elevado, consideramos necessário o apoio da prefeitura, na figura da coordenadoria de arquitetura escolar.
Solicitar a Coordenadoria de Arquitetura Escolar da Prefeitura (CAE).
Em razão da necessidade de mexer na estrutura do prédio e de ser um valor muito alto para o Conta-Escola.
2
Construção de uma casinha de Boneca de alvenaria.

Para realização de jogos dramaticos com as crianças o espaço da casinha de boneca é um local importante para que os educadores possam pensar em atividades diversificadas em que isto seja plenamente realizado.
Solicitar a Coordenadoria de Arquitetura Escolar da Prefeitura (CAE).
Em razão do CAE já ter uma planta e de ser um valor muito alto para o Conta-Escola.
3
Construção de uma lavanderia

A alteração do atendimento realizado no final de 2012, que passou a atender exclusivamente a turma do integral de AG1 e AG2, implica na necessidade de lavagem e higienização de lençóis,     toalhas e babadores. Entretanto, não há espaço e estrutura na unidade para esta lavanderia, sendo necessário projeto de adequação/ampliação. Como as crianças se encontram sob a responsabilidade da prefeitura no período em que estão na unidade, a limpeza destes materiais pela família não garante sua correta higienização, implicando em questões de saúde para os bebês e crianças.
Solicitar a Coordenadoria de Arquitetura Escolar da Prefeitura (CAE).
Em razão da necessidade de mexer na estrutura do prédio e de ser um valor muito alto para o Conta-Escola.
4
Reforma do banheiro/vestiário dos funcionários.

Esta unidade de educação atende somente crianças de AG1 e AG2, turmas que possuem maior número de educadoras envolvidas. Atualmente trabalham na unidade 34 mulheres e 03 homens, tendo ainda a possibilidade de ampliação do número de funcionários se houver aumento do número de matriculados. Porém, o espaço dos banheiros, além de ser pequeno, se encontra com uma estrutura precária, que não oferece condições mínimas de conforto e higiêne para sua utilização.
Solicitar a Coordenadoria de Arquitetura Escolar da Prefeitura (CAE).
Em razão da necessidade de mexer na estrutura do prédio e de ser um valor muito alto para o Conta-Escola.
5
Revisão parte elétrica

Esta unidade de educação tem por volta de 25 anos de funcionamento, contudo, de acordo com os funcionários mais antigos, nunca foi realizado uma manutenção que fizesse uma revisão da parte         elétrica. Por esta razão, além de ter tomadas que não estão de acordo com o novo padrão estabelecido, muitas dessas tomadas estão na altura das crianças pequenas, muitas não funcionam e por vezes ocorre variação da tensão. O que dificulta esta manutenção por conta da escola, além do valor, é que quando consultamos profissionais da área para realizar o serviço, temos indicações de preços e avaliação da real necessidade muito diversa. Por isso seria importante o acompanhamento desta coordenadoria, de modo a garantir que seja realizado o serviço que realmente é necessário, com preço justo e nas condições técnicas corretas.
Solicitar a Coordenadoria de Arquitetura Escolar da Prefeitura (CAE).
Em razão da necessidade de mexer na estrutura do prédio e de ser um valor muito alto para o Conta-Escola.

Construção/instalação de venezianas no refeitório para haver ventilação no espaço
R$ 4.000,00
No espaço central da escola há um refeitório com pé direito alto, aonde além do servimento das refeições, ocorre também as reuniões com as famílias das crianças. Contudo, este espaço não tem ventilação, sendo necessário a contrução de janelas basculantes para melhorar a circulação de ar no local. Já foi feito levantamento de custo para a realização da reforma, entretanto, apesar desta ser importante, a necessidade de adaptação dos parques e compra de brinquedos para faixa etária e a necessidade de adequar outros espaços e situações na unidade, limitam a capacidade do conta -escola para a realização deste serviço. Por esta razão e por ser necessário mexer na estrutura das paredes do refeitório, a unidade carece do apoio da coordenadoria de arquitetura escolar para a execução desta obra.
Solicitar a Coordenadoria de Arquitetura Escolar da Prefeitura (CAE).
Em razão da necessidade de mexer na estrutura do prédio e de ser um valor muito alto para o Conta-Escola.

Colocação de porta para acesso da área externa na sala do AG2C/AG2E

O espaço da área externa de um Centro de Educação Infantil é uma extensão da sala de aula, onde as crianças podem viver sua infância e desenvolver seu potencial. Esta ligação da sala de     aula com esse espaço externo nas escolas, principalmente nas unidades que atendem crianças pequenas, permitem que uma ligação mais íntima entre estes espaços seja mais desenvolvida. Contudo, fazer uma porta na sala envolve aspectos estruturais que precisariam ser acompanhados pela coordenadoria de arquitetura escolar.
Solicitar a Coordenadoria de Arquitetura Escolar da Prefeitura (CAE).
Em razão da necessidade de mexer na estrutura do prédio e de ser um valor muito alto para o Conta-Escola.

Metas Estruturais demandadas pela escola (funcionários e conselho de escola).


Necessidade demandada
Orçamento
Justificativa
AÇÃO
1
Colocação de telas nas portas e janelas da cozinha.


Levantamento de empresa e fazer orçamento
2
Manutenção das fechaduras, instalação de uma elétrica na porta próximo a secretaria para controlar o horário da entrada dos pais, cópias de chave do cadeado do portão e colocar trinco no lado de fora da porta.
500+300

Levantamento de empresa e fazer orçamento
3
Colocação de grades nas portas externas das salas do 1A, 2A e 2B e telas nas existentes para evitar que as crianças prendam a perna no vão.
R$890,00

Levantamento de empresa e fazer orçamento

Rever o ambiente do refeitório

Para aumentar o prazer estético, ter um local para expor o trabalho das crianças e aumentar a capacidade de atendimento tendo em conta o aumento no número de crianças na unidade.
Falta projeto

Cercar com alambrado o tanque de areia;

Para evitar urina e fezes de gato que coloca em risco a saúde das crianças pequenas que brincam nesse espaço;


Readequação dos brinquedos existentes no parque do fundo.
650

Falta terminar os balanços e pagar

Projetar/pensar um parque alternativo, com brinquedos na frente da escola.

Permitir atividades com circuito e com sensações, aumentando a diversidade de explorações possíveis.
Precisa organizar grupo de trabalho para pensar um projeto

Construção de uma área coberta, tipo quiosque, para atividades externas com as crianças e reuniões com pais.

Nos dias de chuva não se tem local para além da sala de aula para atividades diversificadas e não há um espaço para realizar reuniões de qualquer tipo no horário das aulas.
Falta projeto

Colocar cobertura na frente do refeitório,
3940 (2x1470)
Para ter um espaço protegido da chuva quando a comunidade aguarda o atendimento na secretaria/direção. Nos dias de chuva não se tem local para além da sala de aula para atividades diversificadas e não há um espaço para realizar reuniões de qualquer tipo no horário das aulas.


Projetar/pensar um espaço para experiências com água, tipo chuveirão.


Falta projeto

Projetar/pensar um e espaço para trabalhos com horta.


Falta projeto

Construção de muro separando a unidade escolar do centro comunitário.

Por causa do projeto de reciclagem existente no lugar, que pode trazer bichos nocivos a saúde.


Erguer a pelo menos 1,5m as tomadas nos locais que as crianças ficam.
980
As crianças são pequenas, ativas e se apropriam do espaço da unidade, contudo, as tomadas na sua altura trazem o risco de choque e das crianças puxarem fios de aparelhos que podem cair sobre eles.


Construção de um viveiro/ fazendinha ao lado do parque 01.

A existência de animais na escola contribui para a diversidade de estímulos e o desenvolvimento de uma cultura de cuidado com os seres vivos.


Limpeza canaleta de água e rebaixamento para escoamento;
Falta pagar
260


Pintar colunas do alambrado colorido

Tornar o ambiente agradável aos olhos, oferecendo prazer estético as crianças, famílias, profissionais e comunidade e mais adequado uma escola de educação infantil.







Metas para aquisição e manutenção de equipamentos

Necessidade demandada
Orçamento
Justificativa
AÇÃO

Ampliar os recursos áudio visuais da unidade,


A televisão é um recurso importante na rotina das salas, entretanto, temos uma TV fixa em uma sala e a móvel/carrinho se encontra quebrada, assim, visando a melhoria do desenvolvimento do trabalho, precisamos de outros recursos.
Tirar três orçamentos e comprar uma TV e DVD, buscando pensar como esta poderá ser utilizada em carrinho ou sala para servir todas as turmas.

Compra de brinquedos.


Levantar as necessidades de brinquedos
Levantamento de custo/orçamento;
Discussão de prioridades
Compra com recursos do Conta Escola

Trocar persianas da salas dos integrais por cortinas, permitindo o sono das crianças.


Levantamento de orçamentos;
Rediscutir a partir dos valores encontrados e os recursos disponíveis;

Comprar lixeiras e recipiente (tambor) para reciclagem

Na escola há projeto de meio ambiente e sustentabilidade, mas não há coleta de lixo reciclado.












Metas Pedagógico-Administrativas


Necessidade demandada
Justificativa
AÇÃO

01. Avaliar constantemente todos os segmentos da unidade escolar



02. Garantir acesso e participação dos membros do Conselho de Escola



03. Gestão democrática e melhoria do clima organizacional



04. Atualização pedagógica aos educadores, visando ampliar suas experiências culturais e artísticas.



05- Ampliar o vínculo da família com a escola



06.Conscientizar os pais sobre a importância da educação infantil, assim como, oportunizar momentos de reflexão sobre a educação de seus filhos.



07 – Organização da documentação da unidade.



08 - Manter um professor adjunto por período para acompanhamento da demanda pedagógica.



09- Garantir a higienização sistematica do tanque de areia.



10- Organizar coleta seletiva na unidade.



11- Completar o quadro da secretaria/equipe gestora, garantindo que haja sempre alguém no horário de funcionamento da unidade



12- Cobrir ausências de educadores nas salas de aula nos casos de LTS, licença prêmio, dispensa para sindicato, faltas injustificadas



14- Conscientizar as famílias que a função do centro de educação infantil, não é promover a assistência, mas uma educação de qualidade



15- Envolver a família nos processos de avaliação institucional da unidade



2 comentários:

  1. Equipe, acho que poderíamos promover mais encontros, como foi feito o dia do pastel. Para unir mais as famílias e ajudar a escola a arrecadar verba para seus projetos. Contem conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Roberta. Infelizmente esse ano acho que não vai ser mais possível aos sábados, mas vamos pensar sobre propostas para participação das famílias!

      Excluir

Comente, pergunte, questione, este espaço é para isso mesmo...
Sua participação será sempre bem vinda...