terça-feira, 14 de abril de 2015

Conselho de Escola define algumas necessidades para o Pezinhos

O conselho de escola, reunido no dia 14/04/2015, definiu algumas necessidades percebidas para o Pezinhos. Na próxima reunião definiremos prioridades e ações possíveis.

Necessidade demandada
Justificativa
Construção da lavanderia
A alteração do atendimento realizado no final de 2012, que passou a atender exclusivamente a turma do integral  de AG1 e AG2, implica na necessidade de lavagem e higienização de lençóis, toalhas e babadores. Entretanto, não há espaço e estrutura na unidade para esta lavanderia, sendo necessário projeto de adequação.
Reforma banheiro/vestiário de funcionário e retirada do banheiro da sala da gestão.
Esta unidade de educação atende somente crianças de AG1 e AG2, turmas que possuem maior número de educadoras envolvidas. Os banheiros dos funcionários se encontram em estado precário, com condições de uso limitado e sem espaço para vestiário para cozinheiras que usam uniformes. Na sala da direção há um banheiro que toma um espaço que poderia ser utilizado para outros fins, como reuniões de equipe e com as famílias.
Espaço coberto no espaço das motocas
Nos dias de sol e chuva não há nenhum outro espaço além das salas de aula para as crianças ficarem. Considerando o princípio de exploração da diversidade, do lúdico e do imaginário, é preciso considerar que não há diversidade, lúdico e imaginário que aguente ficar durante 11 horas em um espaço confinado.
Espaço coberto tipo quiosque
Como todas as salas são utilizadas na unidade em período integral, é necessário um espaço para reuniões com os educadores (TDC), com o conselho de escola e para atividades diversas das realizadas nas salas com as crianças.
Construção de uma casinha de boneca de alvenaria junto com uma biblioteca infantil
Não temos biblioteca e casinha de boneca de alvenaria na escola, dificultando a organização dos livros, a definição de espaço reservado para contação de história e um lugar para realização de jogos dramáticos próprios de um lugar planejado para este fim. Assim a construção de um espaço da casinha de boneca com biblioteca viria suprir a necessidade.
Revisão da parte elétrica e aumento da altura das tomadas
A unidade iniciou como um EMEI, mas no ano de 2013 passou a atender somente AG1 e AG2, por essa razão há solicitações de aumentar a altura das tomadas do prédio, pois as crianças dessa faixa etária mexem nas mesmas. As tomadas também se encontram no padrão antigo, a algumas que funcionam e outras não, por vezes ocorre quedas de energia quando se liga aparelhos elétricos ao mesmo tempo. Os fios dos para-raios foram furtados e por isso a proteção dos aparelhos nos dias de chuva se encontra comprometida.
Construção de veneziana no refeitório
O refeitório se encontra no centro do prédio, para onde se dirigem todas as crianças. Este local possui um pé direito alto, contudo não há circulação de ar, pois não há venezianas na parte superior, assim quando entram pássaros não há rota de saída, o que oferece risco de contaminação quando ocorre a alimentação.
Colocação de porta externa na sala 5
A única sala da escola que não tem porta para acesso à área externa é a sala 05, que neste ano passa a atender as crianças em período integral, situação que demanda esta abertura. O espaço da área externa de um Centro de Educação Infantil é uma extensão da sala de aula, onde as crianças podem viver sua infância e desenvolver seu potencial. Esta ligação da sala de aula com esse espaço externo nas escolas, principalmente nas unidades que atendem crianças pequenas, permite que uma ligação mais íntima entre estes espaços seja mais desenvolvida. Contudo, fazer uma porta na sala envolve aspectos estruturais que precisariam ser acompanhados pela coordenadoria de arquitetura escolar.
Cercar o tanque de areia do parque do fundo
 Há gatos que durante a noite defecam no local, contaminando a areia.
Construção de espaço para vivência com água.
A água é um recurso essencial a vida e a criança precisa aprender a usar, utilizando em atividades recreativas, mas também planejando seu reuso e racionamento.  Para isso seria importante um espaço para esta vivência de modo mais adequado aos novos tempos de escassez, considerando, entretanto, a necessidade do lúdico na infância.
Construção de espaço de horta
O projeto de educação alimentar carece de um espaço mais apropriado para as crianças pequenas para mantermos uma horta na unidade.
Colocação de separação entre o parque lateral e o “bosque” se houver consenso da equipe pedagógica
Há dois espaços de recreação, o bosque e o parque lateral, e há um grupo de educadores que considera complicado acompanhar as crianças circulando nestes dois espaços.
Trabalho pedagógico com as famílias/crianças sobre o uso do espaço público, reciclagem (lixo) e uso consciente da água.
O conselho de escola levantou o problema do lixo jogado em espaço público. A unidade tem por princípio utilizá-lo dentro de suas funções sociais, os parques, praças, bosques, ruas e calçadas. A água é utilizada e o lixo é produzido na escola e esta, como instituição pública educativa, ela precisa ser exemplo para a comunidade.
Colocação de mais um ventilador na sala 03 e 05.
 O calor no período da tarde é mais alto nestas salas.
Colocação de um tanque de areia próximo as árvores no espaço do bosque.
Projetar/pensar um parque alternativo, com brinquedos que permitam atividades com circuito e com sensações, na frente da escola.
Este local precisa de equipamentos e espaços de brincadeiras mais diversificados e específicos para as crianças pequenas, pois muitas crianças quando estão neste buscam o parque lateral, dificultando o trabalho das turmas que estão naquele espaço.
Compra de impressora/ locação
Precisamos de uma máquina de cópias para atender a demanda dos educadores e das famílias que buscam a secretaria.
Rever o ambiente do refeitório para aumentar o prazer estético e ter um local para expor o trabalho das crianças.
O tempo da alimentação deve ser um momento agradável e estimulante, que deve contar com marcas do que as crianças fazem em suas salas.
Colocação de telas nas portas e janelas da cozinha.
Demanda da supervisão da cozinha para evitar a entrada de moscas, para manter o cuidado sanitário e higiênico da cozinha.
Instalação de uma fechadura elétrica na porta próximo a secretaria para controlar o horário da entrada dos pais
Para permitir o controle das pessoas externas que adentram à unidade fora dos horários de entrada e saída.
Construção de um viveiro/fazendinha ao lado do parque 01
Possibilitaria ter pequenos animais na escola, facilitando a curiosidade sobre a vida animal e o desenvolvimento dos projetos das salas.
Construção de escoamento da água fluvial na unidade.
A passarela de entrada fica cheia d´água nos dias de chuva, levando risco grave de queda as famílias que chegam com suas crianças, principalmente daquelas de colo.
Colocação de cortinas nas salas.
Trocar as persianas das salas dos integrais por cortinas permitiria melhor o sono das crianças e a higienização das mesmas.
Comprar 03 televisões para as salas de aula.
Há aparelhos de TV antigos de grande dimensão em três salas que ocupam um espaço maior, que poderia ser mais bem aproveitado, oferecendo menor risco as crianças.
Adquirir tambor para armazenar material reciclado para o dia da coleta e organizar coleta seletiva na unidade.
Para realizar um projeto educativo e de conscientização sobre reciclagem é necessário que a escola tenha esta coleta seletiva.
Instalação de máquina de lavar na cozinha industrial
Já há uma máquina de lavar louça prevista no almoxarifados da prefeitura, precisa apenas reformar o espaço para instala-la. O que facilitaria o trabalho das cozinheiras.
Instalação de painel com disjuntor, aterrado, na cozinha industrial
Além de a cozinha contar com aparelhos que consomem mais energia, oscilando a rede, há um freezer que dá choque nas cozinheiras por falta de aterramento.
Organização da documentação da unidade
No início de 2013 foram criados livros e revisto espaços na secretaria para o trabalho burocrático da unidade, passado dois anos é preciso rever esta organização.
Manter um professor adjunto por período para acompanhamento da demanda pedagógica
Há muitas ausências que precisam ser substituídas, principalmente no período da manhã, assim tem uma adjunta para realizar esta tarefa facilitaria o trabalho nas salas e na gestão, que tem que se ocupa por um período grande de correr atrás de substituição.
Garantir a higienização sistemática do tanque de areia
Evitar riscos de contaminação.
Conscientizar as famílias que a função do centro de educação infantil, não é promover a assistência, mas uma educação de qualidade.
Este trabalho precisa ser constante, tendo em conta que o mercado de trabalho força as famílias a buscarem um lugar para deixar seus filhos, sem se preocupar com o trabalho educativo que acontece neste local.
Envolver a família nos processos de avaliação institucional da unidade
A família e seu filho/filha são os usuários deste sistema publico de educação e como tal devem participar de sua avaliação e definição de funcionamento, dentro dos preceitos estabelecidos na lei.
Manutenção dos ventiladores existentes.
Os ventiladores quebrados pelo uso foram removidos dos espaços dos adultos para as salas das crianças, agora é necessário conserta-los.
Trocar piso da sala 02, manutenção do piso da sala 05 e da frente da secretaria.
Os pisos se encontram danificados
Pintura no chão da entrada da escola de ruas para as motocas e de brincadeiras (amarelinha).
Permitiria uma recepção melhor das crianças e suas famílias e possibilitaria brincadeiras no espaço.

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