segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Calendário de Dezembro de 2015


SENHORES FAMILIARES



Já podemos dar adeus a 2015, nos preparando para as festas em família, para comemorar as conquistas realizadas, as pessoas que conhecemos e o tempo vivido. Agradecemos as famílias por permitirem a convivência com seus filhos e desejamos, para os que se vão para uma outra escola, um ótimo e iluminado caminho. Para as crianças que ficam no Pezinhos em 2016, desejamos boas festas, um ótimo ano novo e informamos que o início das aulas estão previstas com uma reunião no dia 11/02/2016. Lembramos da necessidade de se organizarem para um período de adaptação logo após as fériasAproveitemos este tempo para avaliar e planejar, levantando problemas, pensando em formas de resolvê-los e colocando metas para o novo ano que aparece no horizonte. 


DOM.
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
SÁB.
-06-
-07- Ponto facultativo
-08- Feriado Municipal
-09-
-10-
-11-
-12-
-13-
-14-
-15-
-16-
-17- Festa de confraternização com as crianças
-18- Reunião de final de ano com as famílias (lanche) coletivo
-19-
-20-
-21-
-22-
-23-
-24- Ponto Facultativo
-25- Feriado Nacional
-26-
-27-
-28- Recesso
-29- Recesso
-30- Recesso
-31- Ponto Facultativo




Férias!

Sabemos das dificuldades enfrentadas no mercado de trabalho, mas ressaltamos a necessidade de se programarem para permitir este tempo com suas crianças.
Tempo importante para convivência, para passear e conhecer novos lugares, para visitar os parêntes, para brincar com seus filhos, para introduzir novos alimentos saudáveis nas refeições, para aproximar-se do universo infantil e fortalecer os laços familiares.


Atenção

Neste período não se descuidem, pois para criança pequena, basta uma fração de segundos para acontecer algo que não queremos: uma queda, uma mordida, um corte ou situações piores. Então procurem tomar medidas para evitar possíveis acidentes!
Abaixo indicamos 17 cuidados que podem auxiliar:


1. Instale grades ou redes de proteção nas janelas, sacadas e mezaninos. 
2. 
Não deixe cadeiras, camas e bancos perto de janelas, pois as crianças podem escalar e se debruçar. O mesmo vale para móveis baixos perto de estantes e armários altos. 
3. 
Instale portões de segurança no topo e pé das escadas. Se a escada for aberta, opte por redes ao longo dela. 
4. 
Cuidado com chão liso e tapetes. Não encere o piso e providencie antiderrapantes nos tapetes para evitar escorregões. Na maioria das quedas infantis atendidas nos postos do SUS, as crianças caíram do mesmo nível, ou seja, as quedas foram causadas por tropeções, pisadas em falso ou desequilíbrios. 
5. 
Oriente seu filho a brincar em locais seguros. Escadas, sacadas e lajes não são espaços de lazer. 
6. Crianças com menos de 6 anos não devem dormir em beliches. Se não houver outro local, instale grades de proteção nas laterais. 
7. O uso de andadores não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, pois pode comprometer o desenvolvimento e causar sérias quedas. 
8. Quando for trocar fralda, mantenha sempre uma mão segurando o bebê. Nunca deixe um bebê sozinho em mesas, cama e outros móveis, mesmo que seja por um instante. 
9. Proteja as tomadas com protetores específicos ¿ baratos e facilmente encontrados em home centers, supermercados e lojas de produtos infantis. Além disso, oriente seu filho a não colocar o dedo na tomada, pois ele pode frequentar outros locais que não tenham a proteção. Cuidado: as queimaduras elétricas podem ser graves, expondo a criança ao risco de morte e seqüelas. 
10. Não deixe o ferro de passar quente ao alcance da criança, mesmo que esteja desligado. 
11. Os cabos das panelas devem ficar virados para dentro do fogão. 
12. Use protetores nas portas para evitar que a criança prenda a mão ou dedos. 
13. Para uma criança se afogar, bastam 2,5 cm de profundidade. Cuidado, portanto, com água em baldes e tanques, além de vasos sanitários e piscinas sem proteção adequada. 
14. Teste a temperatura de alimentos líquidos e sólidos antes de oferecer à criança. 
15. Antes do banho, teste a temperatura da água da banheira com a parte interna do cotovelo. 
16. Nunca deixe remédios ao alcance das crianças, nem faça associação de medicamentos com balas e doces. 
17. Não coloque produtos de limpeza em embalagens de alimentos e refrigerantes. A criança pode confundir e ingerir. Evite também deixá-los na parte de baixo de pias e armários. 


Equipe Educativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, pergunte, questione, este espaço é para isso mesmo...
Sua participação será sempre bem vinda...